A agricultura familiar, representada pela Fetraf de Santa Catarina, participa de mais um espaço de construção de políticas públicas para o campo e meio ambiente. Desta vez, por meio do Conselho Estadual de Juventude do Estado (CONJUVE-SC.)
O CONJUVE-SC tem como finalidade estudar, analisar, discutir, propor, avaliar e articular políticas públicas de atenção e apoio à juventude que contribuam para a sua inclusão e afirmação nos campos educacional, cultural, político, social e do trabalho, do esporte, lazer e saúde.
Na reta final de 2018, uma das ações do grupo propôs ao governo estadual, por meio de um manifesto, o tratamento favorecido e simplificado para as agroindústrias familiares, no sentido de fortalecer a atividade contribuindo para o desenvolvimento rural e sua sucessão.
Ainda, os conselheiros também trabalham a criação de um circuito de debates sobre a violência contra as juventudes, desde a violência física à psíquica, contra jovens do meio rural, negros, LGBT, entre outros.
"Ser conselheiro da juventude representando o segmento rural do estado neste espaço permite maior visibilidade da entidade. Demonstra a força política que temos, além de propiciar momentos que podem fomentar a agricultura familiar e, principalmente, discutir a sucessão familiar. O conjuve estabelece um espaço em que a Fetraf pode dialogar e construir pautas juntos com outras entidades" comenta Éder Tochetto, conselheiro do Conjuve e coordenador do Sintraf de Seara.