Fetraf-RN inicia 2017 priorizando ações para fortalecer a Agricultura Familiar

16/01/2017 - 10:38

Ações de planejamento, reuniões sobre programas da Agricultura Familiar, Semiárido e calendário de lutas foram temas debatidos pela categoria.

 
Agricultores Familiares da região do Rio Grande do Norte trabalham intensamente no planejamento da organização sindical, frente a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (FETRAF/RN), com o objetivo de mobilizar todo o estado na luta contra os projetos de lei que estão tramitando na Casa e que, se aprovados, darão fim a uma série de direito dos trabalhadores.
 
Nos dias 11 e 12 de janeiro, no Centro de Capacitação e Estudos em Metodologias e Tecnologias de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar (CEMTRAF), localizado em São Paulo do Potengí, município distante 78 km de Natal, a Fetraf-RN realizou o planejamento para o ano de 2017. Na ocasião, foram discutidos os temas da Proposta de Emenda à Constituição da Reforma da Previdência, com a participação do palestrante, André Azevedo - gerente da agência da Previdência Social de Natal, destacando os impactos da proposta para a população.
 
O Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT/RN) participou da reunião de planejamento e falou de todo o processo de golpe de estado que ocorreu em nosso país fazendo um rápido histórico e destacou que é extremamente necessária a unidade da luta dos movimentos sociais em favor do trabalhador, contra os retrocessos impostos pelo Governo Temer.
 
Outro assunto foi a Organização Sindical, onde ficou deliberado a construção de uma resolução política com orientações aos novos Sindicatos. O Projeto de Formação de Lideranças da FETRAF/RN, também foi tema do planejamento, onde estão previstas 4 turmas, que terão em média 150 lideranças de todo o estado e serão formadas com foco para a produção sustentável, formação política e organização sindical.
 
 
Ação para a Garantia Safra
Na última quinta-feira (12), ocorreu uma reunião sobre o programa Programa Garantia Safra na cidade de São Tomé, município distante 122,3 km de Natal/RN, organizada pela Prefeitura Municipal contando com a participação dos Agricultores Familiares.
 
O objetivo era tratar sobre o andamento do programa, referente a responsabilidades dos agricultores, do Gestor municipal e Estadual, do Conselho e da Coordenação Estadual. O Prefeito de São Tomé, Babá, comunicou o pagamento da contrapartida do município, no valor R$ 79 mil reais.
O município de São Tomé é o segundo do Estado (perdendo apenas para Mossoró) com maior participação de agricultores familiares (1.557). Além das lideranças e gestores cerca de 600 agricultores participaram da atividade.
 
 
Asa Potiguar – A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (FETRAF/RN), representada na ocasião pela comunicadora do Projeto Uma Terra e Duas Águas (P1+2), Luana Almeida, esteve presente na primeira reunião ordinária de 2017 da Articulação no Semiárido Brasileiro do Rio Grande do Norte (ASA Potiguar).
 
A reunião aconteceu no dia 12 de janeiro, no auditório da Nova Catedral de Natal/RN.O cenário político brasileiro, a situação dos projetos e novas demandas foram pauta da reunião.