A consciência política do povo brasileiro voltará a governar o país”, disse Lula, no V Congresso da Contraf-Brasil

16/06/2021 - 17:35

Lula acredita que o povo brasileiro voltará a ser feliz de novo com a instauração de um governo democrático nas eleições de 2022

Nesta terça-feira (15), a Contraf-Brasil deu largada a mais um Congresso Nacional da Agricultura Familiar. A abertura oficial da atividade, realizada de forma remota, contou com a participação de 300 delegados(as) sindicais dos quatros cantos do país e importantes nomes da política brasileira.

No canal oficial da Contraf-Brasil, no Youtube, mais de mil internautas acompanharam a transmissão ao vivo e prestigiaram este momento tão importante para as agricultoras e agricultores familiares.

Mas, sem dúvidas, um dos momentos mais aguardados da noite foi a intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu discurso, Lula reforçou que acredita que o povo brasileiro voltará a ser feliz de novo com a instauração de um governo democrático nas eleições de 2022.

Mas ele reforça: quem vai governar o Brasil é a população, que acredita que é possível retomar a dignidade, a democracia e o direito de viver.

“Quem vai derrotar o governo Bolsonaro não é o PT, quem vai derrotar Bolsonaro é a consciência política do povo brasileiro que quer recuperar a democracia, a dignidade e o direito de viver e ser respeitado com muita decência, como é prática da nossa história e do nosso povo”, afirmou.

Lula reforçou a importância da realização do V Congresso Nacional da Agriultura Familiar João Felício, que acontece em meio a pior crise sanitária e econômica que o Brasil enfrenta. Ele que acompanhou de perto e ajudou em tantas conquistas e políticas públicas voltadas à agricultura familiar, disse que jamais imaginou este cenário de crise e desemprego tão catastrófico.

“Eu que junto com vocês, vi esse país valorizar a agricultura familiar, a criação de tantos programas de incentivo à produção agrícola e ajuda ao pequeno e médio produtor. Junto com vocês, eu vi também o significado das políticas públicas criadas a pedido e por insistência da agricultura familiar, como o Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida e Cisternas. Tudo pensando em melhorar a vida do trabalhador da agricultura brasileira”.

Lula concluiu dizendo que, infelizmente, o país vivencia um governo negacionista e que não pensa na agricultura familiar. “Este governo não pensa nos pequenos, só pensa no agro. Não pensa no povo, só pensa, efetivamente, na sua família e nos milicianos. Além de incentivar manifestações contra a vacina e contra os cuidados que a sociedade tem que ter com o povo que está sofrendo com Covid-19”.

“Que deus abençoe o povo brasileiro, os trabalhadores agrícolas e, sobretudo, a pequena propriedade brasileira, que significa quase 70% dos alimentos que nós comemos. Tenham a certeza de que vocês ainda participarão das decisões públicas que o nosso governo tomará para melhorar a vida da agricultura familiar”, disse.

A mesa de abertura contou com a participação dos integrantes da direção Executiva da Contraf-Brasil, Elizângela Araujo, Marcos Rochinski, Auri Junior, Josana de Lima, e Lázaro Bento. E com a Secretária de Formação da CUT Rosane Bertotti.

Além de representantes do movimento social e de instituições internacionais, dois governadores, dois senadores e nove deputados prestigiaram a atividade virtual.

O Congresso Nacional da Agricultura Familiar João Felício continua até quinta-feira (17) e segue com importantes debates e deliberações das agricultoras e agricultores familiares da base Contrafiana.