Fetraf RN continua processos de formação de lideranças

01/03/2017 - 20:53

Essa será a segunda turma de formação da Fetraf do Rio Grande do Norte para fortalecer a defesa da agricultura familiar e garantir suas políticas públicas

A aula inaugural da segunda turma de formação da Fetraf do Rio Grande do Norte começa nesta quinta-feira 02.03, na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi. O processo ocorre nas vésperas da grande mobilização do dia 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, onde haverá grandes atos políticos por todo país em defesa da mulher e seus direitos.

O processo de formação de lideranças, LIDERAF, objetiva a consolidação de um novo sindicalismo rural, catalizador de uma nova Agricultura Familiar de base agroecológica no contexto da convivência com o semi-árido potiguar com o foco na questão da produção sustentável, formação política e organização sindical.

Para as lideranças da Fetraf RN esse é um momento importante pois há um consenso de que a formação sindical e política é essencial para os enfrentamentos políticos. "Além das lideranças que já temos reforçamos que é necessário trazer novos agentes políticos. Conhecer a história do movimento social e político do Brasil e compreender os aspectos do sindicalismo, nossos avanços, o que vivemos e as ameaças por qual passamos hoje, é primordial para fortalecer as bases. Fico muito feliz de ter o Rio Grande do Norte como piloto neste processo de formação e posteriormente disseminar para outras regiões do país”, avalia Josana Lima coordenadora da Fetraf RN e da CONTRAF BRASIL.

A primeira aula inaugural do LIDERAF foi no dia 23.02 no Centro de Cultura e Eventos da Prefeitura Municipal de Messias Targino, com mais 130 participantes de 16 dos municípios do Alto e Médio Oeste da base da FETRAFRN. Há dois anos o projeto LIDERAF foi planejado desde sua grade de estudos à estrutura financeira.

“Precisamos está com nossas organizações fortalecidas e o curso vem ao encontro do momento político, principalmente agora com as mobilizações do mês de março. Para nós mulheres, camponesas, um dos desafios é barrar a proposta da reforma previdenciária e a formação vai ajudar nos enfrentamentos e a dar visibilidade a Agricultura Familiar do Brasil”, pontua Elisângela Araújo, coordenadora de Formação e Educação Profissional da CONTRAF BRASIL acrescentando que a LIDERAF será também de grande subsídio para o processo de formação da rede nacional da CONTRAF BRASIL.

O curso tem duração de dois anos com aulas intercaladas em módulos, intercâmbios, visitas em campo entre outras atividades. São duas turmas em andamento que formarão mais de 130 lideranças.