FETRAF-BRASIL realiza Oficina Nacional de Planejamento do PNCF

26/05/2011 - 00:00

Projeto visa capacitar agricultores familiares para promover acesso ao Programa Nacional de Crédito Fundiário

Com o objetivo de capacitar agricultores familiares para facilitar o acesso ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), a FETRAF-BRASIL realizou nos dias 11 e 12 de maio, a Oficina Nacional de Planejamento do PNCF, em Brasília.

A Oficina é parte integrante do Projeto de Promoção e Adesão ao PNCF realizada por meio do convênio firmado entre FETRAF-BASIL e ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com intermédio da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA).

Voltado para agricultores familiares de nove estados dos país, a metodologia do Projeto consiste na elaboração de seminários regionais, estaduais, cursos de capacitação, treinamento, intercâmbios, reuniões avaliativas, para agricultores familiares, lideranças das entidades representativas da agricultura familiar e, técnicos, priorizando a juventude e mulheres.

A realização do seminário permite aproximar o debate das realidades vividas nos estados e expor as dificuldades das regiões de modo que façam do resultado da atividade instrumentos de trabalho na base.

?Sendo uma das políticas voltadas para o crescimento da agricultura familiar, o PNCF ainda é pouco compreendido pelos agricultores familiares e a escassez de equipe de assistência técnica disponível para atender os produtores e orientá-los sobre o funcionamento do Programa, foi também um dos fatores que impulsionaram a criação do projeto?, explicou Marco Antonio Augusto Pimentel, secretário de Gestão e Finanças da FETRAF-BRASIL.

Os estados que participam do projeto são Bahia, Ceará, Piauí, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Goiás.