Na segunda-feira, 6 de novembro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil) esteve no Seminário Diálogos ATER, que ocorreu no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Brasília (UnB).
Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), o seminário tinha como premissa o debate sobre a criação de um sistema unificado de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).
A proposta consiste em disponibilizar ações construídas por diversas instituições que auxiliam o desenvolvimento da agricultura familiar.
A ideia é implementar um sistema único de ATER aos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ele atuaria no formato universal, gratuito, oferecendo as mesmas oportunidades e integrando diversos setores governamentais e não governamentais.
De acordo com o Coordenador de Gestão, Finanças, Políticas Públicas e Sociais da CONTRAF-Brasil, Lázaro de Souza Bento, o seminário foi um ponto de partida para as discussões, porém, ele enfatiza a indispensabilidade dessa expansão da participação das entidades rurais nos sistemas de ATER.
“O seminário trouxe um importante debate sobre como ampliar o sistema unificado de ATER para todo o território nacional, mas buscou também ressaltar a importância dos movimentos sociais e das cooperativas e associações, principalmente da Agricultura Familiar. Foi uma discussão focada em como possibilitar mais a participação das entidades nos projetos ligados à ATER para garantir as melhorias na produção de alimentos saudáveis”, destaca.