Na primeira mesa de debates do 14º Encontro da União Nacional por Moradia Popular, que acontece em São Paulo até o dia 6 de agosto, o coordenador de habitação da CONTRAF BRASIL Elvio Motta alertou que é preciso construir a unidade da classe trabalhadora, para assim traçar qual é o Brasil que queremos.
“Precisamos reconstruir a unidade com a ação e formação para resistirmos a essa conjuntura de cassação de direitos, que não é apenas nacional, mas um momento político mundial de neoliberalismo, onde a burguesia capitalista tenta destituir as democracias”, falou Elvio Motta.
A mesa de abertura dos debates teve o tema ‘Democracia em Risco’ e contou com a participação da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann e o presidente da CUT, Vagner Freitas, Frei Betto e a filósofa Ivone Guebara.
Nos debates, os expositores ainda abordaram por assuntos que perpassam pela moradia como saúde, trabalho e renda, educação, território e o sistema democrático de direito.
Solenidade - A abertura do evento ocorreu na noite da quinta-feira 03, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais de 4 mil pessoas estiveram presentes na caminhada feita pelos movimentos por moradia e que marcou o início do encontro.