Coordenadores e representantes da Fetraf-Brasil/Cut, diversas Fetrafs estaduais e do DF, estiveram presentes na 1ª Plenária Nacional de Preparação do Plebiscito Popular do Limite da Propriedade da Terra no Brasil, realizada pelo Fórum Nacional da Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA).
A plenária aconteceu nos dias 8 e 9 de abril, em Brasília, e contou com a participação de integrantes dos 54 movimentos que compõem o Fórum, representando todos os 22 estados brasileiros.
Foram dois dias de construção das estratégias a serem utilizadas nos municípios para a grande mobilização nacional a cerca do Plebiscito que está previsto para de 1º a 7 de setembro. Na Semana da Pátria, a população brasileira será conclamada a apoiar a Emenda Constitucional que estabelece um limite à propriedade da terra no Brasil. Por ocorrer no mês que antecede as eleições, prevê-se que esta mobilização popular inclua no debate eleitoral a questão da reforma agrária.
Conheça a Campanha
A Campanha propõe um limite para o tamanho das propriedades a fim de que as áreas excedentes sejam destinadas à Reforma Agrária. A Constituição Brasileira determina que a propriedade, para ser legítima, tem que cumprir sua função social, ou seja, tem que ser bem aproveitada, preservar o meio ambiente, respeitar o direito dos trabalhadores. A propriedade que não cumpre sua função social é ilegítima, devendo ser, automaticamente, destinada à Reforma Agrária. Esse limite garantirá a soberania territorial no Brasil.
As estatísticas mostram que as pequenas propriedades produzem mais de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. A agricultura é praticada nas pequenas propriedades. Nas grandes propriedades desenvolve-se o agronegócio, o plantio de soja, cana, algodão, eucalipto, destinados à exportação. Um limite para a propriedade possibilitará a produção de mais alimentos para a mesa dos brasileiros, garantindo a nossa soberania alimentar.
Quer contribuir com o Plebiscito?
- Ajude na divulgação. Fale com sua família, seus amigos, colegas de trabalho e o máximo de pessoas que puder;
- Saiba onde estão os comitês locais de organização do plebiscito e faça parte de sua estruturação;
- Na Semana da Pátria, intensifique a divulgação, ajude a organizar os locais para o voto, faça parte das mesas de votação e, principalmente,
- Vote.
Outras informações acesse:
www.limitedapropriedadedaterra.org.br
(por Paula Morena)