Agricultura Familiar usa a agroecologia para recuperar as nascentes

14/05/2018 - 11:09

A técnica e experiência foram compartilhadas durante a roda de conversa na Tenda da Fetraf Goiás na Agro-Centro-Oeste Familiar 2018

Conservação da água para a permanência das famílias no campo. Essa foi uma das pautas apresentadas na roda de conversa na Tenda da Fetraf Goiás, durante a Agro-Centro-Oeste Familiar 2018.

O projeto Cooperação Internacional - apresentado pelo coordenador executivo da Comissão Pastoral da Terra no Estado de Goiás, Fábio José da Silva, também técnico agropecuário e agricultor familiar, mostrou como é possível plantar e colher com sustentabilidade. “Para nós é central ter a mulher e os jovens como protagonistas na produção de alimentos. O projeto é importante para a questão política, ambiental, recuperação das nascentes, cerrado e a vivência na agroecologia”, explicou.

O projeto é uma construção coletiva que envolve entidades ligadas à igreja, movimentos sociais e sindicais, somando esforços que visam a implementação de experiências articuladas entre si e os parceiros que contribuem para o fortalecimento da agricultura camponesa agroecológica e solidária em Goiás.

A atividade teve a participação de representantes do projeto e dos movimentos sociais, a exemplo da Fetraf GO, que levou as experiências de assentamentos da região, como do Padre Nilo. Segundo os assentados, uma das nascentes estava condenada, mas por meio das orientações técnicas e da prática agroecológica, a natureza se auto recuperou e a nascente voltou a jorrar água.

A Agro-Centro-Oeste Familiar proporcionou cerca de 107 palestras nesta edição de 2018, entre elas as rodas de conversa, com a troca de experiências entre os agricultores e agricultoras familiares de diversas localidades do estado.

Leia aqui também > Fetraf Goiás marca presença na Agro-Centro-Oeste Familiar 2018