FETRAF integra Mobilização Nacional

05/07/2011 - 00:00

E monta o acampamento Jornada do Campo e Cidade em Defesa da Reforma Agrária e pelo Desenvolvimento Rural Sustentável

Com informações da CUT

Desde segunda-feira (4), cerca de 1,2 mil pessoas participam do acampamento Jornada do Campo e Cidade em Defesa da Reforma Agrária e pelo Desenvolvimento Rural Sustentável. O acampamento, realizado pelo Fórum em Defesa da Reforma Agrária e da Justiça no Campo formado pela FETRAF, MST, MTST, MATR, e sindicatos cutistas, permanecerá nos arredores do estádio Nilson Nelson e do Palácio do Buriti, até 8 de julho, e faz parte das ações pelo Dia Nacional de Mobilização marcado para o dia 6 de julho.

De acordo com Francisco Miguel de Lucena, coordenador da FETRAF-DF, o objetivo do acampamento é negociar com o governo do Distrito Federal as propostas em relação a regularização fundiária no DF, a criação de políticas públicas para corrigir o problema da concentração de riquezas, além da criação de uma Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

Mobilização Nacional

O Dia Nacional de Mobilização convocado pela Central Unica dos Trabalhadores (CUT), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Marcha Mundial de Mulheres e Central de Movimentos Populares, contará com paralisações, passeatas e atos em todo o país.

As ações acontecem sob três eixos prioritários: trabalho e sindicalismo (a luta por ganhos reais, combate à precarização e à terceirização; alimentação (luta pela reforma agrária e contra o modelo agrário atual e; educação (com a aprovação do Plano Nacional de Educação em 2011, valorização dos profissionais e educação no campo).

Artur Henrique, presidente da CUT estará nesta quarta-feira no Pará, para protestar contra os assassinatos de dirigentes e cobrar punição, bem como a investigação dos assassinatos cometidos na região.

Programação

Dia 5 de julho (terça-feira), às 8h
Atividade: Ocupação do Aeroporto Internacional de Brasília com o intuito de recepcionar os parlamentares, apresentando-lhes as reivindicações da classe trabalhadora.
Concentração: Setor de Desembarque do Aeroporto Internacional de Brasília

Dia 6 de julho (quarta-feira)
- As 9h
Atividade: Manifestação no Palácio do Buriti com mobilização da Classe Trabalhadora da Cidade e do Campo e Movimento de Mulheres Trabalhadoras.
Concentração: Praça do Buriti
- As 15h
Atividade: Panfletagem na Rodoviária do Plano Piloto, com carro de som, bandeiras e camisetas
Concentração: a partir das 14h30, na CUT-DF