O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico que identifica as reservas legais e as áreas de preservação permanente das propriedades rurais do país.
O prazo final para os produtores aderirem ao Cadastro Ambiental Rural deveria terminar em 05 de maio de 2015 e as entidades de classe já se movimentam para prorrogar a data. Essa semana, a FETRAF/BRASIL negociou com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Ministério do Meio Ambiente a prorrogação do cadastramento por mais um ano, de acordo como prevê o decreto nº8.235/2014 que reforça a obrigatoriedade do CAR por meio do SICAR.
O Ministro Patrus Ananias (MDA) se reuniu com a Ministra Izabella Teixeira (MMA) para tratar deste assunto e assegurou a FETRAF/BRASIL, que no início da próxima semana, sairá um decreto para que o CAR seja prorrogado.
Para a FETRAF/BRASIL, além da prorrogação, é necessário garantir também condições efetivas para que os agricultores familiares sejam assistidos pelos seus sindicatos ou por outros órgãos que os auxiliem na realização do CAR.
Marcos Rochinski, Coordenador Geral da FETRAF/BRASIL, explica sua perspectiva para essa negociação: “O que esperamos é que efetivamente no início da próxima semana, além da prorrogação, o MMA anuncie medidas nas quais atendam este conjunto de demandas para êxito na realização do CAR. Para isso será necessário que o MMA através de fundos já existentes disponibilize recursos e ainda realize parcerias com a FETRAF e outras organizações representativas para que os agricultores não precisem pagar por este serviço”.