A execução efetiva dos programas que fortalecem a Agricultura Familiar para produção de alimentos saudáveis é o principal foco da pauta de reivindicações da CONTRAF BRASIL, que foi entregue à Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD), na tarde da quinta-feira 22.02.
Durante a reunião entre as lideranças da CONTRAF BRASIL e o secretário Jefferson Coriteac foi apresentado os itens que cobram a continuidade, manutenção e avanços de programas que abrangem garantia de acesso à terra, produção e renda para agricultura familiar, a exemplo dos programas PAA, PNAE, PRONAF, ATER entre outros. Ainda, os coordenadores apresentaram a necessidade de iniciativas para a formação e qualificação profissional; valorização e inclusão produtiva das mulheres agricultoras; juventude rural e habitação.
Segundo secretário Jefferson Coriteac, alguns itens das reivindicações já estão sendo trabalhados, a exemplo do crédito fundiário que deve ser retomado ainda neste semestre, a regularização fundiária, as chamadas públicas para ATER e novas regras que desburocratizam as compras públicas como PAA e PNAE.
Para a CONTRAF BRASIL é fundamental que a SEAD mantenha o diálogo com a Agricultura Familiar, para que os programas sejam alinhados com a realidade dos produtores de alimentos, e assim o acesso a estas políticas seja concretizado com eficiência.