FETRAF SC entrega pauta de reivindicações após prejuízos causados pela chuva

29/06/2017 - 14:52

A FETRAFSC entregou a pauta de reivindicações que pede a garantia de atendimento e de subsídios às famílias agricultoras familiares prejudicadas pelas chuvas que atingiram Santa Catarina

 
A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAFSC), representada pelo coordenador geral Alexandre Bergamin; pelo coordenador de finanças, Marcos Rozar; pela assessora Rita de Cássia Maraschin; por Sandra Bergamin, representante da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Santa Catarina  (Unicafes/SC) e Gilberto Selzler, da direção do Sindicato de Dionísio Cerqueira; estiveram reunidos com o representante da secretaria estadual de agricultura, Airton Spies; nesta segunda-feira (27/6) em Florianópolis. Também participaram do encontro o diretor de políticas da agricultura familiar e da pesca, Hilário Gottselig e o gerente do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), Reney Dorow.
 
Na ocasião, a FETRAFSC entregou a pauta de reivindicações que pede a garantia de atendimento e de subsídios às famílias agricultoras familiares prejudicadas pelas chuvas que atingiram Santa Catarina no final do mês de maio. Levantamento feito pela Epagri juntamente com entidades representativas dos municípios apontam prejuízos em torno de R$20 milhões em todo o estado. A coordenação da FETRAFSC se organiza em defesa dos agricultores familiares de Santa Catarina para garantir que as famílias atingidas sejam atendidas pelas esferas de governo e entidades competentes.
 
A pauta está dividida por etapas. A primeira trata de ações emergenciais referentes aos impactos com a chuva ocorrida no último período e, a segunda, diz respeito às reivindicações de temas importantes para a agricultura familiar conforme já apresentadas nos últimos anos. As chuvas acarretaram perdas na produção de grãos, leite, hortifrútis, pastagens, silagem e infraestrutura das estradas rurais.
 
Dentre as reivindicações para amenizar as perdas estão: Programa Kit Forrageiro, que visa recursos através do programa para garantir a reposição das perdas, o replantio das culturas, das pastagens de inverno e alternativas para a propriedade. Também o cadastramento das famílias atingidas junto às entidades responsáveis e representativas dos agricultores nos municípios atingidos e a elaboração de nota técnica com todos os dados para subsidiar as reivindicações junto ao governo federal e estadual com ações políticas e financeiras.
 
De acordo com o coordenador geral Alexandre Bergamin, também foi solicitado recursos para custeio e investimentos na manutenção, reparos e conserto das estradas danificadas, garantindo a logística de escoamento da produção para fora da propriedade. “Além disso, a Federação reivindica uma legislação diferenciada para as agroindústrias familiares com tratamento prioritário”, acrescenta Bergamin.
 
Outros pontos estão relacionados ao estabelecimento de diretrizes para a formulação da política estadual da agricultura familiar e empreendimentos com diretrizes específicas; política estadual de energias renováveis; destinação de recursos do Programa Troca-Troca para produção e comercialização de sementes crioulas e varietais; política de habitação rural com garantia de, no mínimo, 20% de contrapartida do valor do Programa Minha Casa Minha Vida; realização de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)/Conab para garantir recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).