FETRAF-BRASIL traça planejamento estratégico 2012

03/02/2012 - 00:00

Dentre as prioridades estabelecidas: construção da VIII Jornada Nacional de Lutas e atividades da agricultura familiar na Rio+20

Escrito por Fernanda Silva - IMPRENSA FETRAF-BRASIL

No Centro de Treinamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a direção executiva da FETRAF-BRASIL, reunida desde terça-feira (31), define o planejamento estratégico. Dentre as ações prioritárias, a construção da VIII Jornada Nacional de Lutas da Agricultura Familiar e, atividades em torno da Rio + 20. O objetivo é mostrar aos Chefes de Estado e à sociedade civil a importância da agricultura familiar para garantir a segurança e soberania alimentar, bem como a preservação ambiental.

De acordo Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, todos esses dias de reuniões e debates foram importantes para estabelecer ações internas e organizativas, “que fortalecem o processo de maturidade que a FETRAF já atingiu e vem aprimorando cada vez mais”.

“Neste ano, para a nossa Jornada de Lutas, traçamos nova metodologia no processo de negociação, e definimos ações em torno da Rio+20 porque temos a compreensão de que é possível e imprescindível dar visibilidade à agricultura familiar e à FETRAF nesse evento”, explicou.

Segundo Marcos Rochinski, secretário Geral da entidade, a direção chegou a conclusão de que “o atual modelo de negociação durante a Jornada não tem surtido o efeito esperado. Por isso, além de levar uma pauta bem estruturada e detalhada, vamos eleger alguns pontos que não vamos abrir mão de serem contemplados”, informou.

Dentre eles, pontuou o secretário, está a criação de um marco regulatório entre governo e sociedade civil; avanços na reforma agrária, com agilidade nos processos administrativos para aquisição e destinação de terras, etc., redimensionamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), para que seja uma política de crédito mais adequada aos agricultores familiares; o estabelecimento de políticas para a juventude, a fim de garantir a sucessão nas propriedades e; a questão ambiental.

“Nesse sentido nossa preocupação vai além da discussão apenas em torno da legislação que está em curso atualmente, mas sim da criação e adoção de um novo modo de produção com proteção e preservação ambiental”, explanou Elisângela.
 
Outra ação estratégica da entidade para o ano de 2012 é a atividade que irá compor a Rio+20. A ideia é mostrar o que a agricultura familiar tem de positivo no quesito produção e comercialização, industrialização. Durante a Rio+20, a FETRAF-BRASIL terá produtos expostos na Feira dda Agricultura Familiar.