Delegados sindicais debatem conjuntura e se preparam para eleição sindical no primeiro dia de Congresso Nacional João Felício

15/06/2021 - 22:00

Durante o dia, as delegadas e delegados sindicais de todo país demostraram unidade e participaram amplamente da atividade virtual

“Traga a bandeira de luta, deixa a bandeira passar, essa é a nossa conduta, vamos unir pra mudar”, a música cantada pelo companheiro Tião Farinhada deu tom ao primeiro dia do Congresso Nacional da Agricultura Familiar João Felício, realizado nesta terça-feira (15) .  

Durante o dia, as delegadas e delegados sindicais de todo país demostraram unidade e participaram amplamente da atividade virtual realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil).

A mesa de abertura foi composta pelos integrantes da Coordenação Executiva da Contraf-Brasil; Marcos Rochinski, Josana Lima, Lázaro Bento e Auri Junior. E a atividade também contou com a participação da Secretária de Formação da CUT, Rosane Berttoti.

A equipe montada em Brasília para realização do Congresso seguiu todos os protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial da Saude (OMS) para evitar a disseminação da Covid-(19).

Neste primeiro dia, além participarem de um importante debate sobre Conjuntura Nacional e Internacional - Soberania alimentar e dignidade aos povos do campo, com a colaboração de Gilberto Carvalho (Ex-Ministro do Governo Dilma) e o Economista do Instituto Lula, Márcio Pochman,  foi aprovado o Regimento Interno do Congresso e escolhida a Comissão Eleitoral que conduzirá o processo eleitoral que ocorrerá no último dia de Congresso. A comissão é composta por João Cabral, Rosani Bertoti e Antônio Chaves.  

A abertura Oficial do Congresso realizada à noite,  contou com mensagens de diversas lideranças políticas do Brasil, como a Presidenta do PT, Gleisi Hoffman; Saiane Santos do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); Presidente da CUT, Sérgio Nobre; Representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala; Senador Jean Paul Prates (PT/RN); Deputado Federal Zé Silva (SDD/MG); Deputado Federal Pedro Uczai (PT/SC) do Núcleo Agrário do PT; Senador Jaques Wagner (PT/BA); Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); Governador do Piauí e Coordenador do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT); Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); Deputada Federal , Rosa Neide (PT/MT); Deputado Federal, Rogério Correia (PT/MG); Deputado Federal, Zé Neto (PT/BA); Deputado Federal. Padre João (PT/MG); Deputado Federal, Vicentinho (PT/SP), entre outras lideranças no âmbito nacional e internacional. Além da participação mais esperada da noite, com a mensagem do Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às lideranças da agricultura familiar de todo o Brasil.

A abertura oficial da atividade, realizada de forma remota, contou com a participação de 300 delegados(as) sindicais dos quatros cantos do país e no canal oficial da Contraf-Brasil, no Youtube, mais de mil internautas acompanharam a transmissão ao vivo e prestigiaram este momento tão importante para as agricultoras e agricultores familiares.

A programação segue até a quinta-feira (17).