Agricultura Familiar debate a economia solidária em seminário da CUT

21/08/2019 - 15:03

Por meio das lideranças das federações a Contraf Brasil leva a agricultura familiar para somar no fortalecimento da economia solidária

A Central única dos Trabalhadores realiza o Seminário Nacional Sindicalismo, Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária desde ontem (20) em São Paulo. O evento que ocorre até o final da tarde de hoje (21) traz painéis que lançam desafios para a nova era sindical.

Painéis como: “A nova etapa da acumulação capitalista e as transformações no mundo do trabalho - novos desafios organizativos na luta anticapitalista”; “A agenda do trabalho associado/economia solidária na história da CUT: resgate histórico, atualidades e desafios”; “Apontamentos gerais para uma reflexão acerca da construção de uma agenda política entre o movimento sindical e o trabalho associado/economia solidária” são temas discutidos durante a atividade.

A Fetraf Santa Catarina participa do seminário e destaca que o debate da economia solidária é fundamental porque faz parte da concepção do modelo de economia que inclui os trabalhadores e trabalhadoras.

“Aqui reunimos todos os segmentos organizados que pensam em uma economia solidária como via para o enfrentamento a desigualdade social. São sindicatos, federações, confederação como nós da Contraf Brasil, cooperativas e outras organizações que focam, neste debate, o fortalecimento, por meio de um conjunto de ações, as organizações que tem como base a economia solidária!”, explica Alexandre Bergamin, da coordenação da Fetraf de Santa Catarina.