Em meio a conjuntura política de desafios para avançar na Agricultura Familiar, principalmente, nas políticas públicas de reforma agrária e comercialização de alimentos as federações que fazem parte da Contraf Brasil começam a reorganização sindical para fortalecer seus sindicatos e dar continuidade as ações de desenvolvimento do campo.
As Fetrafs de Goiás, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina realizam plenárias no mês de dezembro com debates envolvendo a conjuntura política, os programas de fortalecimento da Agricultura Familiar, a formação sindical entre outros temas.
Para a Contraf Brasil, o passo é fundamental para a organização enfrentar os novos desafios e as propostas de retrocesso que tramitam no Congresso Nacional e ameaçam a construção do desenvolvimento do setor.
Atualmente a Contraf Brasil está presente em 19 estados com mais de mil sindicatos filiados as federações e faz parte do conjunto de organizações que defende o modelo de produção baseada na sustentabilidade, conservação e preservação dos recursos naturais, por meio da Agricultura Familiar.