FETRAF/BA promove VI Congresso da Agricultura Familiar, em Santa Bárbara

03/02/2022 - 16:47

Nos dias 21, 22 23 de janeiro a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar no Estado da Bahia (Fetraf-Bahia) realizou VI Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, no Acampamento Manaím, município de Santa Bárbara.

Respeitando todos os protocolos sanitários recomendados pela da Organização Mundial da Saúde (OMS)  pra evitar a disseminação do Coronavírus - distanciamento social, utilização de álcool gel, máscaras dentre outras medidas -,  a atividade reuniu cerca de 800 participantes, entre eles agricultores familiares, assentados da Reforma Agrária, dirigentes, representantes de empreendimentos rurais, lideranças políticas, do movimento social e sindical, bem como parceiros que atuam na organização e fortalecimento da Agricultura Familiar no estado baiano.

O Congresso da Fetraf-Bahia é uma atividade tradicional que ocorre a cada quatro anos e possui caráter político de expressão institucional, formativo, informativo e propositivo para todo segmento da Agricultura Familiar. Este ano, o encontro ocorreu concomitantemente com a II Feira Estadual da Agricultura Familiar da FETRAF – BA.

E em sua 6ª edição, com participantes vindos de 50 municípios, além dos diversos debates e reflexões que giraram em torno do tema “Sucessão, produção de alimentos e vida no campo” e do lema “Terra que alimenta a vida no campo e na cidade”, a categoria elegeu também a coordenação que encabeçará os trabalhos a frente da Fetraf-Bahia na próxima gestão 2022-2026.

Na pasta da Coordenação Geral, quem assume é o são-desideriano José de Jesus Santana. Para o coordenador eleito, o congresso permitiu aprofundar ainda mais o debate sobre a organização sindical da Agricultura Familiar e apontou caminhos em meio a atual conjuntura política complexa.

“O agronegócio é um sistema forte que vem trabalhando para excluir os nossos agricultores e agricultoras familiares. Mas nós acreditamos que o movimento sindical na Bahia e no Brasil tem demonstrado capacidade de formação das nossas lideranças para conquistar e defender direitos e combater os retrocessos. Nossa luta é para garantir que a Agricultura Familiar seja valorizada como alternativa de vida, que garante a geração de renda alicerçada na sustentação ambiental, agroecológica, sustentável e solidária”, pontuou.

Outro importante ponto destacado por José de Jesus Santana sobre a composição da coordenação da Fetraf-Bahia este ano, é que além da renovação, com 11 novos membros que fortalecerão a luta em defesa da Agricultura Familiar Baiana, destaca-se também a ampla participação das mulheres. Neste mandato, 13 companheiras compõe a coordenação da Fetraf-Bahia.  

“Este Congresso ficou marcado pela ampla presença da juventude e das mulheres. Pessoas essenciais para o processo da organização das nossa Fetraf”, concluiu o dirigente.