Contraf Brasil apoia à greve dos Petroleiros

21/02/2020 - 13:33

A agricultura Familiar alerta que a política entreguista do governo põe em risco a economia e eleva os custos da produção de alimentos

A Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar no Brasil (Contraf Brasil), manifesta sua solidariedade a greve dos petroleiros, em defesa da Petrobrás e da soberania nacional.

Somos contra os desmontes do atual governo federal que pretende entregar o controle de recursos naturais estruturantes do país para o capital internacional.

Enquanto organização sindical que representa a Agricultura Familiar no país, nosso papel é defender e apoiar os movimentos dos trabalhadores, trabalhadoras e todos os que lutam por nossas empresas estatais e as empresas públicas, por empregos e nossa soberania.

Entendemos que a Petrobrás, um dos maiores produtores mundiais de petróleo, é patrimônio do povo e a sua entrega ao capital significa perda de receita e aumento dos preços de vários produtos derivados. Quem perde é a população brasileira que precisa do transporte, precisa do gás de cozinha e, sobretudo, pagará mais caro pelos alimentos, considerando que atividade agrícola precisa de fertilizantes, diesel, entre outros derivados do petróleo essenciais para produção e comercialização dos alimentos.

As demissões coletivas e a pretensão do Governo na venda do patrimônio já põe em risco a base econômica do Brasil. Em uma das situações, a redução da produção do parque de refino fez a empresa amargar quedas nas receitas e aumentar a importação de gasolina, que cresceu 47%, e diesel, que aumentou 19%. Já, a exportação de óleo cru teve um aumento de 24%.

O resultado desse desmonte se acumula em aumento do desemprego e o custo de vida de milhões de brasileiros.

Nós, da Contraf Brasil, reafirmamos nosso apoio a greve dos Petroleiros e nos somamos nas mobilizações contra a política desastrosa e entreguista do Governo Bolsonaro.

 

Coordenação Nacional da Contraf Brasil