Fetraf GO apresenta pauta para Secretaria de Agricultura Familiar de Goiás

02/05/2019 - 17:38

Fetraf e movimentos sociais de Goiás apresentam gargalos e pauta para secretaria da pasta do governo estadual

A direção da Fetraf Goiás, junto aos demais movimentos do campo, apresentaram nesta segunda-feira, 02.05.19, os principais gargalos das políticas públicas da Agricultura Familiar para o secretário da pasta no estado, Antônio Carlos.

A regularização fundiária, orçamento para produção e comercialização, crédito fundiário, agroindústrias estavam na pauta de reunião.

Segundo a diretoria, o secretário considerou as pontuações da federação e organizações, marcando uma data para outro encontro entre movimentos e os técnicos responsáveis pelos assuntos fundiários, com um plano de ação. O governo do estado também alegou a falta de recursos públicos para investir mais na agricultura familiar, no entanto, se comprometeu de buscar soluções para as reivindicações apresentadas.

Ainda, o crédito fundiário foi um dos quesitos, do qual a secretaria disse já está estruturada para tocar os trabalhos e que em breve vai dá início as vistorias e aquisição de áreas. O recurso do ano anterior referente ao crédito fundiário foi mantido no estado, por isso já existe a viabilidade da efetivação do programa.

A federação e movimentos também conseguiram firmar a negociação com a secretaria de manter o canal de diálogo aberto para juntos construírem políticas como: lavoura comunitária, sistema de inspeção sanitária, agroindústrias, como: farinheiras, abatedouros, processadores de frutas, e a destinação de equipamentos agrícolas para as associações.

“A conjuntura política não é favorável para avançarmos no desenvolvimento rural no ponto de vista da produção de alimentos oriundos da agricultura familiar. O Governo Federal dificulta os processos das políticas públicas cortando orçamento e ainda exclui muitas delas. No entanto, vamos continuar buscando o diálogo, a garantir os nossos direitos e sobretudo alternativas para continuarmos sendo as mãos que alimentam a nação”, destacou Gerailton Santos, coordenador geral da Fetraf Goiás.