Fetraf-GO participa da Agro Centro-Oeste Familiar

09/06/2017 - 17:16

Com caravana do Médio Araguaia e da cidade de Jataí mais de 200 agricultores (as) familiares participam do evento

A Feira Agro Centro-Oeste Familiar recebe mais de 10 mil pessoas entre os dias 7 e 10 de junho. O evento acontece na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, com 150 estantes da Agricultura Familiar e a participação de mais de mil agricultores e agricultoras familiares.  A Fetraf Goiás está presente com três caravanas, da região do Médio Araguaia e da cidade de Jataí.

A abertura da feira foi na tarde da quarta-feira 07.06 com a presença do coordenador da CONTRAF BRASIL, Marcos Rochinski, que durante discurso disse que a Agro Centro-Oeste é mais do que uma feira de exposição. “Apenas em feiras onde temos a representatividade da agricultura familiar e reforma agrária encontramos a diversidade de alimentos. Aqui a sociedade pode reconhecer isso e mais do que um evento de exposição, a feira precisa se transformar no recado. Se queremos um país com soberania alimentar, onde o povo dos centros urbanos tenha alimento limpo e com desenvolvimento sustentável, não fazemos isso cortando recurso da reforma agrária, com medidas de estrangeirização das terras, com um Governo que não dialoga com os movimentos sociais e que prefere lançar um Plano Safra ‘a quatro paredes’ sem a participação social e dos agricultores familiares”, falou Rochinski.

Na mesa de abertura estavam presentes a coordenadora da Agro Centro-Oeste Familiar, Graciella Corcioli e o vice-reitor da UFG, Manoel Chaves, além de lideranças dos movimentos sociais, coordenadores, diretores e gestores de entidades e secretarias estaduais e municipais de desenvolvimento agrário.  

O coordenador de gestão e finanças da CONTRAF BRASIL, Lázaro Bento, que também é dirigente da Fetraf Goiás, ressaltou que os debates são importantes para fortalecer a agricultura familiar. “Temas como a segurança alimentar, a organização dos sindicatos, cooperativas e associações, ajudam a fomentar a agricultura familiar e é por este caminho que teremos uma produção e comercialização cada vez mais forte deste modelo de produção de alimentos”.

O evento contou com diversas atividades dentre elas cursos, minicursos, palestras, mesas-redondas, workshops, dia de campo, rodas de conversa, seminário científico, rodada de negócios e exposições.

Para o coordenador da Fetraf Goiás, Antônio Pereira, mais conhecido por Caiapônia, destaca que o objetivo da Fetraf Goiás foi alcançado. “Saímos daqui com o dever cumprido que era de transmitir para nossos agricultores e agricultoras familiares o importante papel de cada um e da cada comunidade, na segurança alimentar e desenvolvimento social e sustentável. Com a organização da classe por meio dos sindicatos e federações, parcerias conseguimos melhorar nossa forma de produção”.

A Agro Centro-Oeste Familiar é realizada desde o ano 2000 e surgiu como um projeto de extensão com o propósito de proporcionar oportunidades de negócios e acesso ao conhecimento. Atualmente a Agro Centro-Oeste é reconhecida como a maior feira da Agricultura Familiar da região.

Já para o coordenador de reforma agrária e meio ambiente da Fetraf Goiás, Gerailton  Ferreira, o evento promoveu a qualificação dos agricultores e agricultoras familiares. “A Fetraf Goiás é uma das pontes para que nossos agricultores tenham a oportunidade de se capacitar e a Agro Centro-Oeste é uma parceira nesse dentro dessa cadeia de desenvolvimento”.

A Fetraf Goiás participou do evento com dois estantes e promoveu três rodas de conversa no evento. “ A Feira nos ajuda não só a vender nossos produtos, mas também a promover a Agricultura Familiar com o reconhecimento do nosso trabalho”, conta Sandra Aparecida, agricultora familiar.