FETRAFs da região Sul do país realizam plenária e deliberam por intensificar mobilizações

24/03/2017 - 15:50

Dentre os atos previstos contra a reforma da previdência estão os acampamentos em órgãos públicos, rodovias e agências federais e estaduais.

A agricultura familiar da região sul do país, representada pelas Fetrafs do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina SC realizam uma plenária nesta sexta-feira 24.03 na cidade de Chapecó para planejar as ações de mobilizações contra os retrocessos do atual Governo Temer e que tramitam em caráter de urgência no Congresso Nacional.

As principais temáticas dos debates foram sobre a reforma da previdência social e trabalhista, da Medida Provisória 759 – que trata da regularização fundiária, das portarias referente ao Minha Casa Minha Vida Rural.

Dentre os encaminhamentos, as federações irão manter as mobilizações e vão intensificar os atos cada vez mais, até os dias de votação.

“Vamos continuar com os debates, seminários, audiências públicas e os comitês municipais em defesa da previdência social. Além disso iremos acampar em locais públicos com o objetivo de apresentar a sociedade todas as medidas de retrocesso que serão votadas na Câmara”, explica Cleonice Back, coordenadora da Fetraf RS.

Nas etapas seguintes de mobilizações está previsto além das manifestações, os acampamentos de longos dias em rodovias, órgãos públicos, agências federais e estaduais a fim de sensibilizar parlamentares e sociedade sobre as propostas que devem ser votadas como a reforma da previdência, reforma trabalhista, MP 759, dentre outras.

Para o Alexandre Bergamin, coordenador da Fetraf SC, a atividade é importante porque unifica os três estados do Sul nas lutas em defesa da classe trabalhadora. “No debate coletivo é que tiramos as ações. É um momento histórico triste para o país e temos que denunciar o que estão fazendo com a nossa Constituição. Os políticos que votarem hoje contra os direitos do povo não irão se eleger no próximo ano”.

 “Todos os nossos estados onde há Fetraf estamos e vamos permanecer mobilizados. A continuidade da luta é necessária e deve ser um esforço coletivo para só assim conseguirmos assegurar os diretos que conquistamos nos últimos anos”, avalia Marcos Rochinski, coordenador geral da CONTRAF BRASIL.

Além dos agricultores familiares e das lideranças sindicais o evento contou com a participação do deputado federal Pedro Uczai e deputado estadual Altemir Tortelli. 

“A participação dos deputados e lideranças nacionais como também dos nossos sindicatos é importante para nos trazer a conjuntura a nível local e nacional. Isso nos dá uma perspectiva da continuidade da luta, principalmente contra a reforma da previdência" comenta Neveraldo Oliboni, coordenador da Fetraf PR.