O Programa Nacional de Crédito Fundiário continua a levar trabalho, renda e qualidade de vida no campo para inúmeras famílias agricultoras familiares. No Rio Grande do Norte, nos municípios de Bom Jesus e Bento Fernandes às famílias além de plantarem também vão investir na bovinocultura e avicultura.
Com o apoio do Sintraf da região, as famílias já escolheram a terra e estão em processo de aquisição, por meio do PNCF. “O Projeto irá mudar a vida de todos e trará vida as pessoas”, contou Francisco Freitas, presidente da Associação Bom Jesus.
As cinco famílias que serão beneficiadas pretendem utilizar o crédito para a bovinocultura, ovinocultura, para a plantação de feijão, milho e palma, em 70 hectares na Fazenda Tanques. Segundo eles, o prefeito da cidade já se comprometeu em construir um poço para a comunidade.
A visita técnica de monitoramento do PNCF, nas duas associações da linha de combate à pobreza rural, foi possível conferir que os agricultores familiares vão poder sair do plantio da subsistência para entrar na comercialização, ou seja, o impacto econômico não será apenas na renda das famílias, e sim passará influenciar a economia local, do município.
Ainda, na visita de monitoramento, outras seis famílias, da Associação Comunidade do Bem, na cidade de Bento Fernandes também já se organizaram para acessar o PNCF, visando a construção de um aviário de galetos. Eles também aguardam a visita técnica da UTE (Unidade Técnica Estadual) para aprovação e aquisição da terra.
De acordo com o relatório do MDA sobre o PNCF no Rio Grande do Norte, o número de famílias contratadas de 2003 a 2016 já são 5.776.
As visitas de monitoramento do PNCF, pela CONTRAF BRASIL, no Rio Grande do Norte ocorreram entre os dias 7 e 8 de dezembro de 2016, acompanhadas pelo coordenador do PNCF local, Jubenick da Silva.