Depois de 11 anos de luta, os trabalhadores (as) da Agricultura Familiar da Fetraf Ceará conseguiram uma vitória esta semana junto ao Governo do Estado do Ceará que atende a pauta de reivindicações da categoria. Políticas públicas de ater, educação no campo, apoio a produção e comercialização de alimentos serão executadas em 2018, com autorização de recursos na ordem de R$ 3 milhões.
Na tarde desta segunda-feira 20, as lideranças da Fetraf Ceará participaram de uma audiência com o governador Camilo Santana (PT), que autorizou o orçamento para os projetos da Fetraf Ceará, sendo alguns deles para assistência técnica e extensão rural, que deve beneficiar cerca de 300 famílias, projeto de educação de jovens e adultos com aproximadamente 50 turmas abrangendo 1.200 agricultores e agricultoras familiares, além de projetos que irão apoiar a produção agroecológica, processamento de alimentos e sua comercialização entre outros.
A Fetraf Ceará já reivindicava a pauta há 11 anos junto ao estado e nesta segunda 20.12 os trabalhadores e trabalhadoras conseguiram, por meio do diálogo, assinar o acordo que concretizará a execução das demandas apresentadas.
“Sonhamos nos últimos 20 anos com políticas que possam avançar na produção da Agricultura Familiar, portanto hoje é um dia histórico. Essa conquista vai ajudar a fortalecer nosso povo que sofre com a seca há anos e o governador ter atendido essa pauta faz desse momento um dia simbólico para a agricultura familiar do Ceará”, avalia Auri Junior, coordenador de finanças da Fetraf Ceará e da juventude da CONTRAF BRASIL.
Ainda durante a audiência, o governador se comprometeu em atender as demais pautas da Fetraf Ceará que contemplam políticas públicas para água e recuperação e estruturação de solos.