Agricultora Familiar do RN apresenta produção e manejo para comitiva do BNDES e MDS

17/07/2017 - 11:30

O trabalho conjunto iniciado em 2013 está alinhado com a Política de Segurança Alimentar e Nutricional

 
No último dia 14.07, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), visitaram experiências exitosas da agricultura familiar agroecológica do Semiárido Potiguar. A comitiva formada pela Diretora de Infraestrutura e Sustentabilidade do BNDES, Marilene Ramos, e o Secretário Nacional de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Caio Rocha, e representantes da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), foram ver de perto a produção da família de Maria Targina Barbosa, conhecida como dona Mariquinha. Ela mora na comunidade do Canto da Ilha de Cima II, no município de São Miguel do Gostoso (RN) e é uma das famílias acompanhadas pela Fetraf-RN, organização que integra a Rede ASA.
 
A agricultora mantém um quintal produtivo com o uso da água da chuva que armazena na cisterna-calçadão. A água de beber vem da cisterna de placas de 16 mil litros, construída ao lado da casa. Além da propriedade de dona Mariquinha, o grupo visita a casa de farinha da comunidade Canto da Ilha de Cima II, a feira agroecológica que é composta por agricultores e agricultoras locais e de comunidades circunvizinhas. Uma outra experiência que está na agenda da comitiva, é a casa de sementes comunitária
 
As implementações das cisternas de placas e casa de sementes nesta região são fruto da parceria da ASA com o BNDES e a Fundação Banco do Brasil (FBB). O trabalho conjunto iniciado em 2013 está alinhado com a Política de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo Federal e já contribuiu com a vida de 23.400 famílias com a conquista das cisternas de placas para produção e 440 comunidades com implantação e reforma de bancos comunitários de sementes.
 
Fonte: Asa Brasil