Durante a VI Jornada, FETRAF ocupa várias propriedades rurais em Pernambuco

15/04/2010 - 00:00

Cerca de 970 famílias de trabalhadores rurais sem-terra ocuparam na madrugada desta quinta-feira (15 de abril) sete propriedades rurais localizadas nas regiões da Mata e Sertão de Pernambuco.

As ocupações fazem parte da VI Jornada Nacional de Lutas da Agricultura Familiar, comandada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco ? FETRAF-PE e nacionalmente pela FETRAF-Brasil.

Durante a Jornada estaremos lembrando a morte do companheiro Biu, assassinado em março de 2000, no acampamento da fazenda Briosa, no município de Glória do Goitá e cobrar da justiça punição aos culpados pela morte do companheiro. Sabemos quem é o assassino, inclusive a justiça, no entanto, até hoje esse crime continua impune simplesmente porque o judiciário é inoperante e sórdido. ?Não queremos generalizar, mas lamentavelmente uma grande parcela do Judiciário brasileiro age assim?, afirmou João Santos, coordenador geral da FETRAF-PE.

BALAN?O DAS OCUPA?OES

- Engenho Barra de Caraçupí

Área: 750 hectares
Localização:Água Preta - PE
Proprietário: Nivaldo Belo Cavalcante
Nº de Famílias Acampadas: 231 famílias

As famílias ergueram os barracos de lona nos 750 hectares de terra que se encontram praticamente abandonadas há mais de 12 anos. O engenho tinha uma produção anual de 28 mil toneladas de cana-de-açúcar, enquanto que na safra atual foram colhidas apenas 1,4 toneladas. A mobilização dos trabalhadores foi feita pelo coordenador regional do Sindicato dos Agricultores Familiares da Mata Sul, Givanildo Ferreira.

Os trabalhadores já iniciaram um plantio de milho no local.

- Fazenda Badajó

Área: 600 hectares
Localização: Santa Maria da Boa Vista ? PE (a 6 km do rio São Francisco)
Proprietário: Jovino Luna dos Santos
Nº de Famílias Acampadas: 132 famílias
Data Ocupação: 15 de abril

Nas terras da fazenda os trabalhadores encontraram apenas um casebre, alguns metros de cerca e um transformador de energia elétrica. A propriedade está abandonada há mais de 20 anos. Durante todo dia de hoje os trabalhadores estarão montando os barracos.

- Fazenda Icó

Área: 800 hectares
Localização: Santa Maria da Boa Vista ? PE
Proprietário: Everaldo Manoel
Nº de Famílias Acampadas: 122 famílias
Data Ocupação: 15 de abril

Parte desta fazenda está arrendada a um policial militar. As terras estão improdutivas há cerca de 17 anos.

- Fazenda Cajueiro

Área: 3 mil hectares
Localização: Serra Talhada ? PE
Proprietário: Rafael Melo
Nº de Famílias Acampadas: 122 famílias
Data Ocupação: 15 de abril

Os acampados pretendem cultivar milho, feijão e melancia e fazer também um grande criatório de ovino e caprino.

- Fazenda Tenório

Área: 402 hectares
Localização: Flores? PE
Proprietário: Rafael Melo
Nº de Famílias Acampadas: 88 famílias
Data Ocupação: 15 de abril

No município de flores região do pageu sertão de Pernambuco os trabalhadores ocuparam duas fazendas improdutivas, a fazenda TENORIO com 402 hequitares, 88 família estão montando os barracos neste momento.

A ocupação aconteceu as 5 hs da manha de hoje. E as 6 hs desta manhã, 105 famílias ocuparam a fazenda Estado com 480 hequirares também no Município de flores.

Total geral

Nº Famílias: 968
Municípios: 04
Área: 5.657 hectares

FETRAF ocupa mais duas fazendas em Pernambuco

180 famílias de trabalhadores rurais sem terra ocuparam a fazenda pau ferro com 450 hectares, pertence ao Sr. Pedro Salustiano da Silva, a fazenda fica próximo a vila jurubeba no município de São Bento do uma no Agreste Meridional de Pernambuco a mesma faz divisa com os municípios de jucatí e Jupí.

Nas terras da fazenda encontramos apenas, pasto, cerca e 3 açudes, as terras são totalmente improdutiva a vários anos.

A ocupação aconteceu as 7 hs desta manha, por todo dia de hoje os trabalhadores irão construir os barracos de lona e a partir de amanha a tarde os mesmos iniciarar o preparo da terra para iniciar um plantio de milho e feijão já que chove no local.

Já no município de Lagoa grande sertão Pernambucano 153 famílias de trabalhadores sem terra acabaram de ocupar a fazenda Araujo de 820 hectares pertencente a Osmar Araujo. A fazenda se encontra totalmente improdutiva, encontramos apenas 2 casas e alguns metros de cerca com arame farpado.

Um rio corta a fazenda e também fica próximo ao rio são Francisco, daí sua grande importância para os trabalhadores produzir na base de irrigação.

O Sertão de Pernambuco indiferente mente da zona da mata as terras estão concentradas nas mãos de poucos e infelizmente cerca de 300 mil famílias ainda continuam sem terra aqui no estado, precisamos pressionar as autoridades para fazer a distribuição das terras pois não a mas tempo a esperar precisamos produzir alimentos e cuidar do meio ambiente já que os latifundiários desse país só fizeram destruir, afirmou João Santos coordenador geral da FETRAF PE.

As ocupações faz parte da VI jornada de luta coordenada pela FETRAF Brasil, aqui no estado queremos lembrar a morte do companheiro Bio de Gloria (Severino Manoel dos Santos ) assassinado em março de dois mil ,e que ainda continua impune por inoperância do judiciário que infelizmente a grande maioria dos magistrados não tem compromisso com a justiça, concluiu João Santos.

A VI jornada irá até final de maio quando faremos um grande ato em Recife.

BALAN?O DAS OCUPA?OES:

Até agora foram ocupados 9 fazendas e engenhos; Municípios: 6;
Famílias: 1.301;
Total de hectares ocupados: 6.927

Contatos:

João Santos - coordenador geral da FETRAF-PE - (81) 9991.7509 / 8636.9324 / 9445.6916
Givanildo Ferreira - coordenador Mata Sul - (81) 9664.1227

Matéria: FETRA/PE