Vitória sindical da Fetraf PE e Sintraf garante à 64 trabalhadores o título da terra

30/10/2017 - 16:51

Antigos trabalhadores de cana receberam o título da terra como indenização trabalhista da antiga usina de cana da região

A Fetraf de Pernambuco e o Sintraf de Jaqueira conseguiram realizar, mais uma vez, o sonho de trabalhadores no campo que lutam pelo direito à terra. Neste sábado, 30.10, as entidades entregaram para 64 agricultores familiares o título de posse da terra, localizada na área de uma antiga usina de cana inativa, que agora será um canteiro de produção de alimentos saudáveis.

Os títulos cobrem a dívida trabalhista deixada pela usina aos trabalhadores de cana. O direito dos trabalhadores conquistado foi possível por meio da negociação da federação e do sindicato junto a justiça, como indenização paga aos trabalhadores.

A área agora, antes castigada pela produção de cana que devasta à terra, será um canteiro de alimentos com culturas diversificadas como banana, macaxeira, inhame, maracujá, além de um criadouro de peixes e camarão. “ Os agricultores familiares agora vão ter onde plantar e tirar sua renda, sua própria terra e produção”, avalia João Santos, coordenador da Fetraf de Pernambuco.

No mesmo dia, os agricultores tiveram orientações sobre como produzir com sustentabilidade, de forma agroecológica e como se fortalecerem por meio do cooperativismo. Estiveram presente lideranças dos Sintrafs de várias regiões.