NOTA PÚBLICA DA FETRAF BAHIA SOBRE AS MANIFESTAÇÕES POPULARES EM CORRENTINA

13/11/2017 - 14:18

Fetraf Bahia apoia protestos em Correntina, em defesa da agricultura familiar, da igualdade de direitos e fortemente por políticas públicas de acesso a água.

NOTA PÚBLICA DA FETRAF BAHIA SOBRE AS MANIFESTAÇÕES POPULARES EM CORRENTINA

 

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Bahia (FETRAF-BA) expressa seu total apoio aos protestos que ocorreram no dia 02 de novembro último, em Correntina, contra a degradação gerada pelo agronegócio naquela região, em defesa do uso público das águas.

A FETRAF-BA tem lutado incessantemente em prol do fortalecimento da agricultura familiar, da igualdade de direitos e fortemente por políticas públicas de acesso a água. Dessa forma asseguramos os posicionamentos da Comissão Pastoral da Terra - CPT, dos movimentos populares da região de Correntina.

Os interesses públicos precisam ser tratados com respeito e dignidade, somos contra os processos devastadores que ocorrem naquela região. Em decorrência do ato, as comunidades de Correntina, especialmente aquelas dos Fundos e Fechos de Pasto, organizações da sociedade civil e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais denunciam a crescente devastação da Caatinga, do Cerrado e do que ainda resta de Mata Atlântica naquela região. O agronegócio vem, progressivamente, determinando a morte do Rio Corrente e depredação do aquífero Urucuia, através da retirada de água, sem critérios, para irrigações predatórias que se multiplicam por aquela região.

Os procedimentos predatórios extinguem nossas matas e mananciais, deixando um clima de incerteza e preocupação para as futuras gerações. Um país que clama por desenvolvimento e seu povo sofre com o descumprimento das leis, podemos citar, por exemplo, a inércia da legislação de proteção ambiental na região de Correntina e em outras do nosso Estado. É Crime hediondo a devastação de florestas, a depredação de rios e reservas.

Ação policial contra os manifestantes não se justifica, e nem a criminalização dos movimentos sociais, como começa a acontecer. Isso não traz uma resolução, mas sim, inflama a situação. É evidente que a população busca os direitos violados. Não deixando de buscá-los mesmo sendo incriminados e expostos à injusta ação policial.

A FETRAF-BA reafirma o apoio aos movimentos sociais de Correntina. Essa Federação se coloca à disposição para futuros direcionamentos ao Governo do Estado, no tocante as questões relativas às águas, como também às terras em que vivem as comunidades tradicionais naquela região. Entendemos que para está construção precisamos unir nossas forças e continuar firmes na busca por qualidade de vida e na defasa dos direitos dos movimentos sociais e da classe trabalhadora.