Agricultores familiares fazem denúncia ambiental durante a realização da Tenda Povos do Cerrado em Goiás

17/11/2016 - 14:18

A iniciativa é da Comissão Pastoral da Terra com parceria da Fetraf- Goiás. Simultaneamente a Tenda Povos do Cerrado acontece a Feira da Agricultura Familiar e da Economia Solidária.

 
Entre os dias 16 e 18 deste mês agricultores familiares e sociedade civil participam da Tenda dos Povos do Cerrado, uma ação que envolve atividades para promover a produção da agricultura familiar, como também espaço de debates, palestras, oficinas e comercialização de produtos. A iniciativa é da Comissão Pastoral da Terra com parceria da Fetraf- Goiás.
 
Diante algumas autoridades governamentais e de lideranças dos movimentos sociais, agricultores familiares falaram sobre os casos de desmatamento e degradação ambiental de algumas regiões do estado. Um dossiê com as denúncias será entregue ao Ministério Público, Ibama e Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA) e Presidente da Assembleia Legislativa. 
 
Junto ao documento também esta as reivindicações dos agricultores familiares e comunidades cobrando a criação de uma emenda constitucional que garanta que o Cerrado seja reconhecido como Patrimônio da Humanidade.
 
Para o último dia, 18, está previsto uma caminhada que sairá da Praça Universitária até a Assembleia Legislativa.  
 
Feira
Simultaneamente a Tenda Povos do Cerrado acontece a Feira da Agricultura Familiar e da Economia Solidária. São mais de 10 expositores comercializando seus produtos.