Mais uma conquista da FETRAF/PERNAMBUCO

07/05/2015 - 09:19

Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável aprova área de Crédito Fundiário da FETRAF/Pernambuco

Nesta semana, o presidente da Fetraf/Pernambuco João Santos, participou de uma reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Recife. Mais de trinta instituições públicas e não governamentais do estado também estiveram presentes no evento, discutindo a aprovação do Plano Operativo Anual (POA) do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Durante a reunião, o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Paulo Lócio, apresentou o diagnóstico, as estratégias de ações, mobilização e qualificação de demanda que fazem parte do planejamento para que os beneficiários possam ter cada vez mais acesso às políticas públicas no Estado.

Na ocasião a comissão do (CDRS), aprovou as primeiras aquisições do Crédito Fundiário no Estado de Pernambuco, entre elas a compra da Fazenda Quixabeira no Município de Sertânia, no sertão pernambucano, beneficiando 15 famílias através do intermédio da Fetraf-PE. O benefício possibilita aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, comprar e estruturar um imóvel rural por meio de financiamento.

O presidente da Fetraf Pernambuco, João Santos, comemorou a provação do Crédito Fundiário, mas, destacou o que ainda precisa ser feito para a ampliação do programa. “Precisamos capacitar nossos técnicos para que venham atender um número bem maior de famílias. Os bancos já sinalizaram que detém de crédito suficiente para atender os agricultores (as) familiares, mas é preciso ter pessoas capacitadas em campo, para que possamos ultrapassar o resultado esperado”, finalizou.