Prosa da Agricultura familiar comemora votação do PL

06/08/2020 - 14:55

Na live da Contraf-Brasil, os relatores do PL na Cämara e no Senado destacaram a ação da entidade

Na Prosa da Agricultura Familiar, live da Contraf-Brasil realizada na noite desta quarta-feira (5), os relatores do Projeto de Lei 735 (Lei Assis Carvalho), Senador Paulo Rocha (PT-PA) e Deputado Federal Zé Silva (Solidariedade-MG), destacaram a atuação da Contraf-Brasil e do conjunto dos movimentos com a conquista da votação na íntegra do PL no Senado Federal.

O Senador Paulo Rocha (PT-PA) disse que em sua experiência de 28 anos no parlamento, é assim que se faz a boa política, com articulação com as organizações da sociedade civil e a Contraf fez isso. “Tivemos duas reuniões antecipadas, depois outras no conjunto dos movimentos e isso foi muito importante para chegar ao processo de hoje”.

Ele pontuou que é uma vitória fundamental e estratégica, que vai ao encontro da necessidade dos povos trabalhadores do campo, “estes que se dedicam a partir da sua família para produção de alimentos para o nosso país”.

Rocha abordou também que nos governos Lula e Dilma a agricultura familiar contou com incentivos por parte do governo como Pronaf, crédito, recursos para organização da produção e comercialização, “e isso tornou a agricultura familiar a maior produtora de alimentos do país, responsável por 70% da produção e o parlamento brasileiro não fez nada mais do que reconhecer isso, a medida em que aprovam um projeto que é um socorro emergencial, para não fazer cair a capacidade de produção que esse setor já adquiriu nesse país. Não fizemos mais que o nosso dever”, disse.

O deputado Federal Zé Silva destacou que o PL “eram medidas emergenciais que se tornaram em medidas estratégicas. “A posição unanime do Senado, maior representante do poder legislativo, e toda a ação desde o início mostrou para o Brasil o público invisibilizado da agricultura familiar”, disse Silva.

Ao ressaltar os pontos do PL, o parlamentar abordou que a assistência técnica já contou com $600 milhões e hoje tem recursos e, destacou também os diferenciais para acesso às mulheres contempladas em todos os eixos do Projeto de Lei Assis Carvalho.

Aos agricultores familiares, Sindicatos e Federações, Marcos Rochinski, coordenador Geral da Contraf-Brasil agradeceu e parabenizou “pelo show de mobilização, articulação e atuação para mais essa conquista da agricultura familiar, as mãos que alimentam a nação”.

Clique aqui e assista a Prosa da Agricultura Familiar!