Agricultores Familiares não vão abrir mão dos direitos conquistados

16/09/2016 - 15:20

O caminho a ser trilhado pelos movimentos sociais, como a CONTRAF BRASIL, é de lutar para garantir a continuidade e manutenção das políticas públicas de desenvolvimento e inclusão.

Com uma semana intensa de mesas de debates e negociações, a CONTRAF BRASIL reitera a resistência em não aceitar nenhum retrocesso nos direitos já conquistados dos trabalhadores e trabalhadoras e dos agricultores e agricultoras familiares do País. (Escute na íntegra o balanço da semana por Marcos Rochinski, coordenador geral da CONTRAF BRASIL)

O caminho a ser trilhado pelos movimentos sociais, como a CONTRAF BRASIL, é de lutar para garantir a continuidade e manutenção das políticas públicas de desenvolvimento e inclusão. Essa semana a CONTRAF passou por várias negociações com o governo e tratou em especial das discussões sobre habitação rural, seguridade social e espaços democráticos de participação popular.

“Há um sentimento de indignação sobre as propostas que o governo apresenta como a reforma da previdência social, que não leva em consideração o trabalho diferenciado do agricultor familiar. O governo também se nega as contratações na habitação rural e faz promessas para 2017, mas não elabora nenhuma portaria garantindo a continuidade das políticas agrárias”, comenta o coordenador geral da CONTRAF BRASIL, Marcos Rochinski.

Ainda, esta semana os movimentos sociais tiveram reuniões que trataram sobre sua permanência no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. “A retomada desses espaços é importante para mostrarmos nossa resistência e garantir o que já conquistamos, como também reafirmar nosso mote que é Nenhum Direito a Menos e Nenhuma Retrocesso”, frisou Marcos. (Escute na íntegra o balanço da semana por Marcos Rochinski, coordenador geral da CONTRAF BRASIL)