Conselheiros da Segurança Alimentar e Nutricional do País preparam reivindicações para o Governo

16/09/2016 - 11:46

Conselheiros destacaram a importância do colegiado, enquanto espaço democrático de construção de políticas públicas, como também fiscalizadora, para a soberania alimentar e nutricional do País.

Foto - Ascom Consea
 
As lideranças da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (CONTRAF BRASIL), que fazem parte do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), destacaram a importância do colegiado, enquanto espaço democrático de construção de políticas públicas, como também fiscalizadora, para a soberania alimentar e nutricional do País, durante a 23º Reunião Plenária, que aconteceu esta semana, no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília.
 
Temas relacionados ao atual cenário político e econômico do país e o fortalecimento dos conselhos estaduais e sua integração com o Consea Nacional também foram pontos centrais das discussões. Além disso, os conselheiros defendem a continuidade das políticas públicas que avançam na segurança alimentar e a garantia dos direitos conquistados ao longo dos anos, como a exemplo da participação popular no planejamento das políticas agrárias e que envolvem a produção e desenvolvimento sustentável. 
 
O coordenador da CONTRAF BRASIL e conselheiro do Consea, Marcos Rochinski, diz que nesse momento da conjuntura política a sociedade precisa estar atenta as propostas políticas. “Preparamos as reivindicações e de forma contundente apresentamos nossa perspectiva, enquanto entidades representativas dos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar, do campo, da floresta e das águas. Além do embate que faremos dentro dos conselhos, não descartaremos o enfrentamento, por meio de negociações e mobilizações nas ruas com nossas organizações e sociedade, para garantir o que conquistamos com nenhum direito a menos e sem retrocessos no que é direito do povo brasileiro”.