Na manhã desta terça-feira, durante a realização do IV Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil, foi aprovado por unanimidade o processo de transformação da FETRAF/BRASIL em Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil CONTRAF/BRASIL.
De acordo com o coordenador geral, Marcos Rochinski, a mudança representa um passo importante na consolidação do sistema FETRAF. “Por mais que nos atuássemos como instituição confederativa, o nome federação dava impressão de que apenas agregávamos sindicatos. A partir do momento que se transforma o sistema confederativo logo entende-se que já há federações constituídas”, avaliou.
Mudanças
Juridicamente a Confederação passa a ser comporta pelas Federações, e essas entidades passam a ter sua composição a partir dos sindicatos. Ainda segundo Marcos, a direção nacional mantém as mesmas funções e composição.
Na ocasião foram apresentadas também as alterações do Estatuto Social da Confederação. Com essa mudança os sindicatos terão um ano para adequarem os seus estatutos. A partir desta data todas as entidades que atuam como Associações Sindicais e STR’s necessariamente terão que ser compostos como SINTRAF’s.