Fetraf GO participa de audiência com o governo estadual para tratar sobre o crédito fundiário

17/10/2019 - 12:18

A reunião ocorre após a Fetraf GO sair de Brasília com o posicionamento do governo federal que afirmou que os recursos estão disponibilizados para os estados.

A diretoria da Fetraf Goiás convocou uma audiência pública com o governo do estado para tratar da execução orçamentária do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) que está paralisado. São mais de R$ 1 milhão em recursos para o financiamento e acesso à terra.

Participaram o gerente de Política de Regularização Fundiária Carlos Henrique de Morais Souto Pantoja, e Ricardo Carneiro de Araújo, gerente de Produção Sustentável e Agricultura Familiar, além do coordenador do Programa Nacional de Crédito Fundiário em Goiás UTE/SEAPA, André Gustavo Umbelino Lousa.

Segundo o coordenador geral da Fetraf Goiás, Gerailton Ferreira, durante a reunião, ficou acordado pelo governo a contrução de alternativas para reiniciar o programa junto a Emater. Ainda, a equipe deve dar início as vistorias das áreas assentadas este ano, considerando que o contrato deve ser fechado até o dia 31 de dezembro. Com isso, está previsto no máximo a vistoria de duas áreas da Fetraf GO.

“A equipe do governo se comprometeu em avançar com as ações. Eles estão com dificuldades de número de funcionários, infraestrutura pro trabalho, mas o objetivo é ampliar o número e suprir o que existe de demanda no setor. Nós vamos manter o diálogo com o governo cumprindo com o nosso papel de organização social na defesa dos nossos direitos enquanto Agricultura Familiar”, pontua Gerailton.

Nesta mesma semana, a diretoria da Fetraf Goiás esteve em Brasília em reunião com a secretaria de Agricultura Familiar, no Ministério da Agricultura, para tratar sobre o mesmo tema do crédito fundiário, da qual foi informada que se o PNCF está paralisado é devido a gestão estadual e não federal. Com isso, a Fetraf cobrou, agora, ações do estado justamente para que os recursos do programa não se percam devido à má gestão.

Veja matéria relacionada aqui 

Fetraf Goiás cobra execução das políticas de crédito fundiário para Agricultura Familiar