Fetraf Bahia marca presença no Fórum Cacau Bahia 2035

21/11/2017 - 15:54

O evento reuniu agentes da cadeia produtiva do cacau para promover o desenvolvimento econômico sustentável

A Fetraf Bahia, representada pelo coordenador geral Rosival Leite, participou do Fórum Cacau Bahia 2035, que aconteceu na manhã desta terça-feira 21.11 em Salvador. O objetivo do evento é reunir os agentes da cadeia produtiva do cacau para promover o desenvolvimento econômico sustentável e competitivo.

Durante o encontro foram validados o Sistema e Arranjo Produtivo Local (APL) do Cacau e Chocolate; uma portaria para beneficiar produtores do cacau cabruca, um plano de trabalho e a Rota do Cacau.

Para o coordenador da Fetraf, Rosival Leite, uma das ações importante para fomentar a agricultura familiar é ampliar os programas que apoiam esse modelo sustentável de produção de alimentos. “ É importante dar continuidade e ampliar a assistência técnica e extensão rural aos produtores, como também o acesso ao crédito, incentivos aos empreendimentos de agroindústria da agricultura familiar para que de fato possamos avançar na economia do país com o campo. Destaco que a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR) tem cumprido e sido uma parceira da Fetraf Bahia para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares”, avalia Rosival.

O Fórum Cacau Bahia 2035 acontece em um momento em que o cacau da Bahia vive um novo ciclo na sua história. Do plantio cuidadoso para a preservação da Mata Atlântica à produção industrial em larga escala, passando por pequenos agricultores familiares e a diversificação de produtos.

Marcaram presença no evento a senadora Lídice da Mata, Jaques Wagner (SDE), Jeronimo Rodrigues (SDR), Geraldo Reis (SEMA), Vitor Bonfim (SEAGRI), e secretários do Governo do Estado e parlamentares estaduais.