Comida de verdade no Campo e na Cidade

17/09/2015 - 13:32

A 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional será um evento estratégico entre ações e iniciativas para se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país.

 

A 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, cujo lema é “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, é um evento estratégico entre ações e iniciativas para se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país, e está prevista para acontecer entre os dias 04 e 06 de novembro.

Cerca de 2 mil convidados participarão do evento. Todos os estados estarão representados, respeitando-se a diversidade e a pluralidade do país. Dois terços da delegação, formada pela sociedade civil, terá entre seus integrantes representantes indígenas, quilombolas, população negra, povos de terreiro, além de outros povos e comunidades tradicionais e a população em geral.

A 5ª Conferência Nacional terá presença de governadores, ministros de Estado, parlamentares e observadores. Também será prestigiada por convidados nacionais e internacionais. Trata-se de um evento de inegável importância na agenda nacional, com visibilidade política e repercussão nos meios de comunicação.

Marcos Rochinski, coordenador nacional da FETRAF/BRASIL, acredita que essa é uma boa hora para se levantar assuntos relacionados a agricultura familiar, onde ela se sobressaia e mostre sua total capacidade de alcançar a mesa de todos os brasileiros.

“A conferência vai acontecer em um momento onde a agricultura familiar se firma como modelo capaz de produzir comida de verdade não só para o campo, mas para a cidade. Portanto, achamos importantíssimo esse diálogo com a sociedade na perspectiva de mostrar que a segurança alimentar e nutricional não se trata apenas de matar a fome da população. Trata-se de se criar mecanismos para disponibilizar alimentos “puros”, sem agrotóxicos, alimentos que consigam garantir aquilo que a ONS (Organização Mundial da Saúde) exige e indica como rico em nutrientes, necessários para uma alimentação verdadeiramente saudável”. Destacou o Coordenador.