Fetrafs pelo Brasil: Confira os informes do final de semana e nossa Agenda

14/08/2017 - 15:01

A CONTRAF BRASIL acompanha a agenda das suas federações com foco na ampliação dos debates e a comunicação como ferramenta fundamental para fortalecer a informação e o conhecimento da base.

A agricultura Familiar ganha cada vez mais força no país a medida que os trabalhadores e trabalhadoras da categoria vão se organizando nos estados. A CONTRAF BRASIL, entidade que representa a agricultura familiar no Brasil, hoje com 20 federações tem buscado mais políticas púbicas e valorização daqueles que são responsáveis pela produção de 80% dos alimentos da mesa dos brasileiros.

- Neste final de semana várias federações realizaram atividades, como por exemplo na Bahia, quando o coordenador geral Rosival Leite participou de uma atividade no município de Presidente Tancredo Neves, na assembleia do Sintraf, dos debates sobre a atual conjuntura do país, programas e ações para a agricultura familiar e reforma da previdência. Acompanhando o cenário nacional das lutas, essa semana dia 17, quando inicia a caravana do Lula no Brasil, a Fetraf Bahia participa da primeira visita de Lula, que será em Salvador, como também nos dias 18 e 19, respectivamente, quando segue para Cruz das Almas e Feira de Santana.

- Em Santa Catarina os trabalhadores e trabalhadoras da Fetraf SC estiveram no Seminário Regional de Lideranças da Agricultura Familiar - 'Construindo Alternativas', com mais de 100 pessoas os encaminhamentos vão em direção ao fortalecimento da produção de alimentos e dos avanços da agricultura familiar.

- No Ceará o coordenador de gestão da Fetraf CeCut Auri Junior participou da solenidade de assinatura do Decreto que institui a política estadual de aquisição de alimentos. Segundo ele, para os agricultores e agricultoras do sistema Fetraf/CUT essa é mais uma conquista importante para a categoria, pois é por meio destas políticas públicas, com presença forte no orçamento do estado, que os agricultores familiares continuarão produzindo os alimentos para o Ceará e Brasil.

- No Maranhão a Fetraf MA tem participado dos eventos envolvendo cooperativismo e associativismo, junto com os demais movimentos, buscando as políticas públicas de avanço na agricultura familiar. Nos próximos dias, a Fetraf Maranhão prepara a sua reunião para os dias 22 e 23 que tratará da organização sindical, contribuição, como também da sua participação na caravana do Lula pelo Brasil, que passará no início de setembro no Estado. O encontro dos dias 22 e 23 pretende reunir mais de 150 lideranças e 50 sindicatos das regiões de Mearim, Cocais, São Luiz e Baixo Parnaíba.

- A Fetraf Minas Gerais dando continuidade as ações de organização da sua base, programou para dia 16.08 uma reunião nos sindicatos da região Zona da Mata e Zona Leste de Minas para discutir pautas sobre contribuição e a plenária estadual que deve ocorrer em novembro. Ainda, dia 17 os trabalhadores vão realizar um ato defesa da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), na capital Belo Horizonte, com a presença de mais de 30 mil trabalhadores e trabalhadoras de diversas categoria.

- No Rio Grande do Norte, a Fetraf RN continua seu trabalho com a formação sindical com intercâmbios, palestras, encontros territoriais e os módulos de aulas, do projeto LIDERAF, que abrangeu no 3ª modulo as regiões: Potengí e Mato Grande.

- A Fetraf Pernambuco organiza seus agricultores e agricultoras para uma plenária no próximo dia 18 na cidade de Arco Verde, com a participação de 200 lideranças das regiões do Agreste Central, Mata Norte, Meridional e Sertão Central, reunindo cerca de 130 municípios. A pauta será a construção de reivindicações da agricultura familiar para o governo estadual, como também mobilizar toda a categoria para os enfrentamentos contra a reforma da previdência que está prevista para votação até outubro.

- No Paraná a Fetraf esteve presente na 15ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade e 1ª Festa dos Guardiões de Sementes que aconteceu em Teixeira Soares, projeto de diversificação das áreas cultivadas com tabaco e que foi representado por Amadeu Bonato, dirigente da Fetraf Paraná. Nesta semana, a Fetraf Paraná se organiza para a plenária estadual que ocorre na próxima quarta-feira 16 com aproximadamente 80 agricultores e agricultoras familiares. O evento ocorre na cidade de Guarapuava, no centro sul do estado. Na pauta está as discussões sobre imposto sindical, registro sindical e formação, processo que já está sendo trabalhado pela federação. 

- Em Mato Grosso do Sul a Fetraf irá promover o Encontro Estadual de Lideranças Municipais nos dias 16 e 17 na cidade de Campo Grande. Na pauta está previsto o debate sobre a Medida Provisória 759 que trata da regularização fundiária, além disso a questão do cadastro rural DAP, rede de águas, estradas e divisão de desenvolvimento com a participação do INCRA. No dia seguinte na agenda consta discussão sobre crédito fundiário e aquisição e desapropriação de terras.

- Em Goiás as mulheres vão estarão organizadas no II Encontro Estadual de Mulheres na Agricultura Familiar com o tema “Mulheres resistindo e se agrupando pelos seus Direitos”, a ser realizado nos dias 18 e 19 de agosto de 2017, na sede da Fetraf Goiás, localizada em Goiânia.

- No Pará os trabalhadores e trabalhadoras após bloquearem as estradas de acesso a minerado Vale S.A. conseguiram agendar uma reunião para esta quarta-feira 16.08 com ouvidoria do INCRA e prefeitura de Parauapebas, para tratar sobre as terras devolutas da Vale para reforma agrária.

CONTRAF BRASIL EM BRASÍLIA:

- Dia 15.08 - A CONTRAF BRASIL participa da audiência pública para debater os problemas que afetam a cadeira produtiva do leite, especialmente a importação de leite e derivados. Anexo II da Câmara dos Deputados, Plenário 6

- Dia 15.08 - A CONTRAF BRASIL participa da audiência pública 'Losan 11 anos: Conquista e Desafios'. Cãmara dos Deputados no Anexo II plenário 2.

Dia 16.08 - A CONTRAF BRASIL participa da reunião plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) para discutir questões relacionadas aos recursos hídricos no país. O encontro acontece no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília.

Dia 17 a 20 de agosto - A CONTRAF BRASIL participa da 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher - 'Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com equidade', com ato 'Pela Saúde das Mulheres e Pela Vida das Mulheres' dia 17.08 no Museu da República