Entre os dias 7 e 9 deste mês de abril, cerca de 500 prefeitas e prefeitos se reúnem em Brasília (DF) para a 3ª edição do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (III EMDS). Com o tema “Nova governança federativa e o papel das cidades no Brasil e no mundo”, o evento vai abordar as principais demandas dos municípios, como a crise hídrica, saúde e mobilidade urbana. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) estará presente pela primeira vez levando as temáticas da agricultura familiar e da reforma agrária.
A abertura do evento será nesta terça-feira (7), às 19h, e contará com a presença do ministro Patrus Ananias.
Entre os assuntos, relacionados à pasta, que serão discutidos, estão as políticas para os assentamentos e regularização de terras, a economia solidária e os principais programas do ministério.
De acordo com o assessor parlamentar e federativo do MDA, César Medeiros, o evento é considerado o maior sobre sustentabilidade urbana do Brasil. A intenção é trazer o campo para essa discussão. “A partir do momento que vai se compreendendo que o agricultor familiar também pode ser um empreendedor, se amplia não só uma discussão urbana, mas também rural, como a sustentabilidade no campo, o uso dos recursos hídricos, agroecologia, agroindústria. A participação do agricultor familiar nesse evento vai ser um passo a mais para caracterizar o Encontro como o maior evento de sustentabilidade urbana e rural do Brasil”, acredita.
O III EMDS será composto pelos seguintes eixos temáticos: empreendedorismo e desenvolvimento local sustentável; crise hídrica; objetivos do desenvolvimento sustentável; mobilidade urbana; governança e gestão das políticas públicas metropolitanas; desafios da saúde pública, e cidades e democracia.
Público
São esperadas cinco mil pessoas, que poderão participar das atividades durante os três dias de evento – algumas são voltadas apenas para os prefeitos. Nessa edição, a novidade ficará por conta da Expo Cidades, que tem como objetivo reunir empresas privadas e públicas com projetos inovadores capazes de melhorar a qualidade da gestão pública.
Os presentes poderão participar também da arena de diálogos, salas temáticas e dos pontos de encontro, para discutir temas comuns entre os diversos municípios.
O evento será aberto ao público, mas é preciso se inscrever na páginawww.emds.fnp.org.br para participar das atividades.
Serviço
III EMDS - Pavilhão de Exposições Ulisses Guimarães – Brasília (DF)
Data: 7/4
19h - Ministro Patrus Ananias participa da abertura do III EMDS.
Local: Auditório Master (térreo).
Data: 8/4
Das 14h às 17h30 – Participação de representante do MDA na mesa sobre “Economia Solidária como estratégia de Desenvolvimento Sustentável”. Na Sala Temática “Geração de trabalho, emprego e renda sustentáveis”.
Local: Sala 1, térreo.
18h – Políticas para os assentamentos e regularização de terras. (INCRA, SERFAL/MDA)
Local: Sala 1, térreo.
19h – Reunião com prefeitos da Amazônia Legal
Coordenação da SERFAL/MDA
Local: Sala 1, térreo.
Data: 9/4
Das 9h às 11h30 – Ministro Patrus Ananias participa do Painel: “Convergência Federativa em prol do Desenvolvimento”, no Seminário Brasil Mais Simples.
Local: Auditório Planalto, mezanino.
Das 14h às 18h – Encontro Nacional de Gestores Públicos Municipais da Agricultura Familiar.
Local: Auditório Buriti, mezanino.
14h – Apresentação: Ações das secretarias do MDA: SAF, SDT, SRA
15h - Painel: “Compras Públicas: O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como indutores do Desenvolvimento Local”
17h - Composição da Comissão Nacional de Gestores Públicos Municipais da Agricultura Familiar.
Atividade Permanente
De 7 a 9, das 9h às 18h - atendimento aos municípios no Estande do MDA localizado na Expo Cidades – Ala Sul do Centro de Convenções.