Duas mil pessoas presentes no II Salão Nacional dos Territórios

22/03/2010 - 00:00

A coordenadora da FETRAF-Brasil/CUT, Elisângela Araújo, e representantes de várias FETRAFs estaduais estiveram presentes na abertura do evento e participarão efetivamente dos quatro dias de discussão.

Com abertura na noite dessa segunda-feira, 22, o II Salão Nacional dos Territórios Rurais ? Territórios da Cidadania em Foco ? reuniu mais de duas mil pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Entre elas, a coordenadora da FETRAF-Brasil/CUT, Elisângela Araújo e representantes de FETRAFs estaduais, além dos integrantes dos colegiados territoriais dos 164 territórios rurais e da cidadania do País. Serão quatro dias dedicados a troca de experiências e debates sobre os avanços da política territorial implantada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em todas as regiões brasileiras.

"Neste evento, temos 143 boas práticas territoriais para serem apresentadas e multiplicadas. E essas boas práticas são ações não só da agricultura. Elas envolvem projetos sociais, de educação e várias outras áreas essenciais para um meio rural desenvolvido e feliz", afirmou o secretário-executivo do MDA, Daniel Maia, que abriu o evento destacando os bons resultados alcançados nos territórios rurais brasileiros. Maia reforçou a necessidade de manter o diálogo e aprimorar ainda mais a articulação de homens e mulheres com os poderes públicos municipais, estaduais e federal nas discussões das políticas governamentais para o campo. "O trabalhador rural deve estar organizado apresentando suas demandas ao poder público e o poder público, seja ele representado por uma secretaria ou ministério, deve fazer chegar a todos os cantos do País a ação contemplativa a essa demanda", afirmou.

Rolf Hackbart, presidente do Incra, pontuou os progressos verificados no âmbito da reforma agrária brasileira. "Devemos canalizar as políticas públicas de todas as esferas governamentais para o campo. E esse tem sido o mérito do Programa Territórios da Cidadania, que alcança também municípios onde há assentamentos da reforma agrária", disse. Ele citou números que revelam o bom desempenho das ações voltadas ao acesso a terra e ao desenvolvimento da agricultura familiar. "Temos hoje mais de 84 milhões de hectares destinados à reforma agrária no Brasil; 46,7 deles foram distribuídos somente neste governo. Já são mais de 3,3 mil assentamentos criados para abrigar 574 mil famílias rurais", disse.

Otimismo também foi demonstrado no pronunciamento do secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Humberto de Oliveira, ao lembrar que o II Salão Nacional dos Territórios Rurais ocorre quatro anos após a primeira edição do evento. "Como na primeira vez que realizamos o Salão contávamos com 90 boas práticas territoriais, acreditávamos que seria necessário oferecer um tempo maior para o desenvolvimento dos territórios e a ampliação de novas boas ações. Nesta edição, tivemos a surpresa de receber 400 inscrições de boas práticas e selecionamos 143 para serem mostradas, debatidas e, possivelmente, multiplicadas pelos territórios rurais do País", explicou.

O Programa Territórios da Cidadania foi lançado em 2008 e reúne 22 ministérios e órgãos públicos federais articulados com estados e municípios. A ideia é integrar as ações governamentais para ampliar a eficácia das políticas públicas em municípios com pouco dinamismo econômico e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Entre 2008 e 2009, foram investidos R$ 29 bilhões para os programas de desenvolvimento territorial sustentável. Neste ano, o orçamento da União prevê R$ 26,8 bilhões para o Programa.