Nota de Repúdio e Solidariedade

24/04/2025 - 16:50

A Contraf Brasil manifesta profunda indignação e repúdio diante do brutal assassinato de Ronilson, presidente da associação do manejo no PDS Virola-Jatobá, na Comunidade Vale do Pacuru, em Anapu, no estado do Pará. O crime, ocorrido na região da Comunidade Pacuru, atinge diretamente um território de luta e resistência da agricultura familiar e reforma agrária, e dos povos da floresta, onde companheiros e companheiras se dedicam à defesa da vida, da natureza e da justiça social.

Nos solidarizamos com a família de Ronilson, com as comunidades de Vale do Pacuru e do PDS Virola-Jatobá, e com todas as organizações e lideranças que enfrentam diariamente o medo, a ameaça e a violência na defesa da Reforma Agrária e da floresta em pé. Mataram uma liderança, mas não calarão a luta coletiva construída com coragem e esperança.

Reafirmamos nosso compromisso com a denúncia desse crime bárbaro e informamos que estamos tomando todas as medidas cabíveis para exigir a apuração rigorosa dos fatos e a punição dos responsáveis. A Contraf Brasil se junta às vozes do campo que gritam por justiça e pelo fim da violência contra os que lutam por um Brasil mais justo e solidário.

Chega de violência no campo!
Pelo direito de viver, resistir e produzir com dignidade!