A FETRAF/MG e a FETRAF/BRASIL (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) vem prestar sua solidariedade a todas as famílias atingidas pelo rompimento das barragens no distrito de Bento Rodrigues no município de Mariana – MG, de propriedade da SAMARCO, que resultou em muitas mortes, muitos desabrigados e várias pessoas desaparecidas. Acreditamos que o número de mortos seja maior que o divulgado, tendo em vista o relato das famílias que ainda procuram por seus entes, sem contar é claro, no imendo dano causado ao meio ambiente.
Entendemos que números não traduzem os danos causados às famílias, pois não representam o sofrimento vivido por elas e tampouco dimensiona os danos causados aos municípios que recebem em suas casas, dejetos oriundos do rompimento das barragens.
Exigimos das autoridades competentes a imediata apuração dos fatos e a rigorosa punição dos culpados, pois não é o primeiro caso de rompimento de barragem da empresa SAMARCO, o que torna mais grave a situação.
Exigimos ainda, a imediata suspensão de todo e qualquer empreendimento de mineração em nosso estado, para fins de vistoria em todas as barragens, especialmente as que fazem parte desta empresa, e se necessário, a realização de obras a fim de evitar tragédias ainda maiores.
Não podemos nos calar diante de um fato tão grave que mata o meio ambiente e também pessoas. Atitudes que atendem ao capitalismo desenfreado e criminoso e que visam exclusivamente lucro em detrimento de seres humanos e do meio ambiente.
Chega! Não podemos permitir que crimes de tamanha crueldade permaneçam impunes.