A Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil) participou na última segunda-feira, 16 de outubro, no Palácio do Planalto, da cerimônia de aniversário do PAA e do anúncio do novo orçamento de R$ 250 milhões destinado ao programa.
A cerimônia contou com a presença de quatro ministros e as representantes da Confederação, Leticia Arruda e Michelly Slany Ornelas, dos Assentamentos Fazendinha e 15 de Agosto, que participaram do ato de assinatura dos Contratos de Fornecimento de Produtos Horti-Fruti.
Parte dos recursos destinados pelo programa são da categoria direcionada a Compra com Doação Simultânea, que tem supervisão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com três associações contempladas pelo programa, sendo uma no DF e duas em Goiás, a CONTRAF-Brasil ganha mais participação nos projetos do Governo voltados ao combate à fome.
Na primeira fase do Programa serão obtidas cerca de 45 mil toneladas de alimentos para entrega direta das associações e cooperativas da agricultura familiar, com mais de 350 variedades de produtos. Nos últimos dois meses, somente a COOPERAF CHAPADINHA entregou mais de 20 toneladas de alimentos.
Um dos representantes da CONTRAF no evento, Francisco de Lucena, fala sobre como o investimento no PAA pode contribuir para o crescimento e fortalecimento das cooperativas da agricultura familiar.
“Nós da CONTRAF, FETRAFs e SINTRAFs da agricultura familiar já fornecemos alimentos de qualidade e saudáveis para as famílias brasileiras. E com o anúncio de mais recursos e com o compromisso do Governo, o programa vai ser mais fortalecido. Nós assumimos o compromisso de ampliar a nossa produção” ressalta.
Ele ainda complementa explicando sobre a contribuição da categoria para combater a fome no país.
“Queremos que nossos alimentos cheguem especialmente àqueles grupos que estão em situação de insegurança alimentar. Por isso, estamos satisfeitos em fazer parte do programa, principalmente em poder contribuir de forma definitiva para retirar mais uma vez o país do mapa da fome", afirma.
Ao final do evento os representantes da CONTRAF-Brasil entregaram cestas de alimentos produzidos nas cooperativas para os ministros presentes no local, o ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, da Secretaria Geral da Presidência, Marcio Macedo, do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.