GT entregará proposta de projeto para educação no campo

16/08/2011 - 00:00

E ministro cumpre compromisso com FETRAF-BRASIL. Em breve, ele sairá pelo país na Caravana da Educação

Nesta terça e quarta-feira (15 e 16), o GT da Educação no Campo reuniu-se com representantes de secretarias do Ministério da Educação (MEC) para aprofundar e especificar como será a participação dos movimentos sociais na construção do programa nacional de educação rural e, preparar a Caravana da Educação.

Na próxima segunda-feira (22), O GT entregará o documento com as principais políticas e diretrizes de uma política educacional que contemple a população da zona rural e, agregue desde a educação infantil, até o nível superior.

Ao assumir o compromisso com a FETRAF-BRASIL durante a Jornada Nacional de Lutas da Agricultura Familiar, em maio deste ano, ocasião em que a entidade apresentou à Fernando Haddad, ministro da Educação, a necessidade de implantação de um sistema educacional voltado à realidade da zona rural, será definido também no dia 22, o conjunto dos locais que Haddad, visitará durante a Caravana da Educação no Campo.

O ministério, que também se comprometeu em criar o Programa Nacional do Livro Didático do Campo, está em fase de estudos para efetivar mais essa política.

De acordo com Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, para que o PNLD do Campo seja eficiente, é imprescindível a participação dos movimentos.

“Para que essa política consiga atender as especificidades do campo - que abrange grande diversidade - é necessário que a elaboração do material didático tenha conteúdo que os movimentos já construíram. Em que pese já termos, juntamente com universidades, elaborado programas de educação voltados para esse público, é fundamental que elas também estejam abertas para incorporar essa nova etapa”.

Segundo Rochinski, a entidade está contemplada com essa importante conquista, já que há anos desenvolve experiências para elevar a escolaridade dos trabalhadores do campo.