Lideranças da coordenação nacional da Contraf Brasil constroem resolução estratégica para a organização sindical da Agricultura Familiar com o objetivo de avançar com conquistas e barrar retrocessos.
A deliberação foi definida durante o Encontro da Coordenação Geral Nacional, em Salvador, Bahia, entre os dias 20 a 22. A decisão é baseada após uma análise da conjuntura política nacional com olhar no desenvolvimento rural sustentável.
Entre as diretrizes traçadas os representantes do sistema Contraf Brasil apresentaram a necessidade de um processo intenso de formação e relação direta com a base, ou seja, comunidades da agricultura familiar. A direção também vai trabalhar com ações que devem estreitar laços que permitam o diálogo com a sociedade de forma a ouvir os anseios dos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar, para que na interação com os governos federal e estadual possam elaborar novas políticas públicas e ações de melhoria de vida para o conjunto da Agricultura Familiar.
Na agenda da Contraf Brasil também foi colocada a realização de mobilizações que resulte em novas conquistas e a manutenção dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do Campo, das Águas e das Florestas.
Ainda, o encontro contou com momentos de trabalho em grupo, painéis, palestras com temáticas da organização sindical e enfrentamentos políticos.
"A reunião foi bastante produtiva. O nosso grande desafio para o próximo período é exatamente colocar em prática a nossa capacidade de interação direta com os agricultores familiares e de mobilização para que através delas possamos dar um basta nos retrocessos do governo Bolsonaro, que impactam negativamente nas políticas de reforma agrária e desenvolvimento rural", explica Marcos Rochinski, coordenador Geral da Contraf Brasil.
Veja os cliques: