FETRAF-BAHIA realiza 3ª Oficina Modular para capacitar AMAs

12/03/2012 - 00:00

O evento, que ocorreu em Feira de Santanam teve o objetivo de socializar informações e instruir Agentes Multiplicadores de ATER

A FETRAF-BAHIA realizou nesta semana, do dia 06 a 08, a 3ª Oficina Modular de capacitação dos Agentes Multiplicadores de ATER – AMAs. O evento aconteceu em Feira de Santana e teve o objetivo de socializar informações e capacitar os AMAs, que são agricultores, para que estes possam resgatar a sua auto-estima, participar ativamente dos espaços de proposição e decisão de políticas públicas para o meio rural, e formar novas lideranças críticas e participativas no movimento sindical.

Além dos AMAs, a oficina teve como público alvo a equipe técnica do Projeto AMA da FETRAF-BAHIA, que tem como coordenador Geral o diretor de Políticas Agrícolas da federação, Joeleno Monteiro dos Santos.

No primeiro dia de oficina foi feita uma avaliação do Projeto e ministrada uma palestra expositiva sobre Planejamento da Propriedade Rural, tendo como palestrante o engenheiro agrônomo da FETRAF-BAHIA e membro da coordenação multidisciplinar do projeto, Amistander José dos Santos. No segundo dia, os presentes puderam participar de duas palestras com os seguintes temas: Agroecologia, ministrada por Andréa Iridan; e Controle Homeopático de Verminose em Animais, ministrada pelo técnico da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Antonio Mendes da Silva.

Ja no último dia de oficina, os Agentes Multiplicadores puderam se inteirar melhor sobre o PAA (O Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), no quesito comercialização, oficina ministrada pelo técnico da FETRAF-BA do Projeto AMA, Auremar José Raimundo. Também neste dia aconteceu uma oficina sobre o PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário), ministrada pelo coordenador estadual do PNCF da FETRAF-BA, Hilberto Souza Santos.

“Foi uma oficina muito importante de capacitação, onde foi feito todo um balanço do projeto até agora e esclarecido dúvidas para que este respeitável projeto seja praticado com sucesso e eficiência”, destacou o coordenador Geral do Projeto Joeleno Monteiro dos Santos.

O evento contou ainda com a presença e participação do coordenador Geral da FETRAF-BAHIA, Rosival Leite da Silva; da diretora de Finanças e Serviços da federação, Ana Cláudia Carvalho dos Santos; e da educadora Adébora Iolanda dos Santos da coordenação multidisciplinar do projeto.

*Meriele Miorando Silva – Assessoria de Imprensa FETRAF-BAHIA