CONTRAF BRASIL luta contra estragos provocados pelo Governo Federal na Agricultura Familiar

13/04/2018 - 11:26

A CONTRAF BRASIL por meio de seus coordenadores participou de espaços de negociação com o Governo para construir ações para recompor os orçamentos dos programas

A CONTRAF BRASIL participou nesta semana de várias ações no sentido de enfrentar os desmontes provocados pelo Governo Federal nas políticas públicas de fortalecimento da Agricultura Familiar do Brasil. (Ouça na íntegra a análise da CONTRAF BRASIL)

Aconteceram reuniões e audiências em Brasília que trataram sobre os programas de produção e aquisição de alimentos da agricultura familiar, estratégias para recompor orçamentos e manter a execução das políticas, além de retomar os espaços participativos da sociedade na construção de políticas que irão atender o meio rural.

“O rompimento do processo democrático trouxe inúmeros prejuízos para a Agricultura Familiar. Constantemente, chamamos atenção da sociedade para o que ocorre no campo desde que o atual governo assumiu o poder. Nossas políticas conquistadas ao longo dos anos estão sendo dizimadas. Prova disso foi o que ocorreu com orçamento do PAA. Mesmo com o governo falando que não tinha recursos conseguimos reaver por meio de emendas parlamentares, porém o governo veio e cortou novamente. Isso demonstra que ele não quer dar continuidade ao projeto de fortalecer a agricultura familiar e de inclusão destes trabalhadores na produção de alimentos saudáveis para o país”, explica Marcos Rochinski, coordenador geral da CONTRAF BRASIL.

O tema do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), foi debatido em audiência na Câmara dos Deputados no último dia 11.04, como também foi discutido na primeira reunião ordinária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), que foi retomado esta semana.  

“Vamos continuar lutando para manter as políticas que fizeram avançar nossa agricultura familiar. Nestes espaços negociamos e tentarmos construir estratégias com objetivo de avançar no desenvolvimento rural, com o modelo sustentável de produção”, diz Rochinski.

Segundo o coordenador, o conselho do Condraf tirou o encaminhamento marcar audiência com os ministros de Michel Temer, no sentido de tentar minimizar os prejuízos que os cortes causaram na execução de programas importantes, como PAA, assistência técnica e extensão rural, políticas de crédito, habitação, taxa de juros dentre outras.