13/04/2015 - 08:17

Maranhão encerra o ciclo de Oficinas de Planejamento do PNCF. O próximo passo é receber a oficina de Capacitação que trará aprofundamento na parte operacional do Programa.

A última Oficina de planejamento do programa aconteceu em São Luís/MA nos dias 9 e 10 de abril. Essa oficina faz parte da primeira etapa do PNCF que vai possibilitar aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, comprar e estruturar um imóvel rural por meio de financiamento. O PNCF é coordenado pela Secretaria de reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com os governos estaduais, movimento sindical rural e uma grande quantidade de parceiros. Além da terra, o programa possibilita a construção das instalações básicas para a casa (luz, água e esgoto) e investimentos produtivos, como a preparação do solo, compra de implementos, acompanhamento técnico e o que mais for necessário para que o agricultor possa se desenvolver de forma independente e autônoma.

Nos dois dias de oficina, estiveram presentes representantes da FETRAF/BRASIL, lideranças de 16 municípios e o Delegado Federal da DFDA-MA/MDA João Batista que falou da importância do convênio entre Ministério do Desenvolvimento Agrário e FETRAF/BRASIL, além de ressaltar a importância da qualificação dos técnicos para melhor desenvolvimento do Programa.

Marco Ruan Amorim, técnico do Programa no estado, também falou sobre a oficina no Maranhão.“A Oficina é algo fundamental porque traz entendimento para todos. Aqui no Maranhão os dirigentes vão compreender cada vez mais a importância de uma política pública com acesso a terra. O PNFC vai proporcionar isso”. Falou ainda das suas expectativas para o projeto a ser desenvolvido. "Este programa será um marco histórico, pois teremos condições de fazer diferente do que foi realizado no passado por outras organizações sociais no estado”.

O próximo passo é receber a oficina de Capacitação ao PNCF, que trará aprofundamento na parte operacional. Essa oficina acontecerá no Maranhão nos dias 25 e 26 de maio.