Jornada Nacional de Lutas

12/04/2012 - 00:00

Direção Executiva determina calendário de negociação e mobilização

Durante os dias 9, 10, 11 e 12 de abril a direção executiva da FETRAF-BRASIL se reuniu em Brasília para deliberar sobre calendário e definir as ações para a VIII Jornada Nacional de Lutas da Agricultura Familiar que ocorrerá no mês de maio.

Com entrega da pauta de reivindicações prevista para ser entregue na próxima quarta-feira (18), a FETRAF-BRASIL adotará nova metodologia na apresentação do documento e, no processo de negociação.

Neste ano, sete pontos estruturantes irão compor as reivindicações, sendo eles: o acesso à terra; a implantação do programa Mais Água; meio ambiente; reformulação do PRONAF; juventude; iniciativas de inclusão socioprodutiva das mulheres e; registro sindical.

No tema pagamento por serviços ambientais a entidade irá focar a proposta na preservação dos biomas e, no processo de implantação do Programa de Educação Ambiental para Agricultores Familiares (PEAAF).

“Na pauta das mulheres temos uma bandeira muito forte esse ano que é a concessão de licença maternidade de seis meses para as agricultoras familiares. Vamos discutir as questões da documentação para as trabalhadoras e, previdenciária, para garantir o benefício à todas”, Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL.

Segundo a coordenadora, com o calendário de negociação da Jornada de Lutas está previsto para iniciar a partir do dia 2 de maio. O objetivo é que as negociações ocorram em blocos. “Nosso processo de negociação será focado, vamos sugerir metodologia dividida em três ou quatro blocos para conseguir resultados mais significativos”, considerou.

À exemplo do Programa Mais Alimentos, a FETRAF irá discutir a criação Mais Água. Um programa que, no sentido estrutural, visa implantar sistema de abastecimento de água para consumo humano e animal, que seja feito por meio da preservação; e conservação de fontes e/ou minas naturais e/ou minas naturais de água, bebedouros, entre outras práticas conservacionistas”.

A proposta já foi apresentada à presidenta Dilma Roussef, durante o Fórum Social Temático, em Porto Alegre.

A entrega da pauta, que ocorrerá na próxima quarta-feira, será feita às 15 horas, para Gilberto Carvalho e Pepe Vargas, ministros da Secretaria Geral da Presidência da República e, do Desenvolvimento Agrário, respectivamente. As mobilizações regionais estão previstas para ocorrer na semana de 7 a 12 de maio.

Participaram da reunião executiva nacional Marco Antonio Augusto Pimentel, coordenador de Gestão e Finanças da FETRAF-BRASIL e coordenador Geral da FAF/São Paulo, João Santos, coordenador da FETRAF-Pernambuco, João Cabral, FETRAF-Rio Grande do Norte, Josana de Lima, coordenadora de Juventude da FETRAF-BRASIL, Vivian oliveira, coordenadora de Mulheres da FETRAF-BRASIL, Antonio Chaves, coordenador de Políticas Sociais da FETRAF-BRASIL, Paulo Cesar, articulador da FETRAF-Rio de Janeiro, Paulo César Faria, FAF-Mato Grosso do Sul, Lázaro Bento, coordenador de Reforma Agrária, Celso Ludwig, coordenador de Habitação e Alexandre Bergamin, coordenador de Política Agrícola da FETRAF-BRASIL.