Agricultores Familiares do RS realizam audiência sobre crise do leite

05/03/2018 - 14:04

Ao final da audiência foi aprovada uma pauta de reivindicações que será encaminhada aos governos Estadual e Federal

O GT do leite de Tiradentes do Sul que é composto por representantes da Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Emater, Sicredi, Cresol, Cotricampo e Cotrimaio realizaram na tarde do último dia 02.03, na Câmara Municipal de Vereadores, uma audiência pública sobre a situação do setor leiteiro.

Participaram diversas lideranças municipais, regionais e principalmente agricultores produtores de leite. A abertura do evento foi realizada pelo prefeito Municipal Alceu Diel que falou sobre a representatividade do leite para a economia do município e crise na atividade. Em seguida o Engenheiro Agrônomo Eloi Luft abordou questões técnicas relativas a produção de leite e a  presidente do Sindicato, Cleonice Back, abordou questões relacionadas  a mudança do cenário na atividade, contexto histórico da crise e os fatores que contribuíram para o agravamento da situação, bem como, os desafios colocados para enfrentar esse cenário.

Após algumas intervenções dos produtores o presidente da Amuceleiro e também prefeito de Chiapeta Sr. Eder Both, fez um relato sobre as perdas econômicas dos pequenos municípios da região.  

Segundo o levantamento feito pela Emater, já há uma perda de mais de 125 milhões nos 21 municípios da região Celeiro, que levou os municípios a decretarem Estado de Emergência Econômica. 

Ao final da audiência foi aprovada uma pauta de reivindicações que será encaminhada aos governos Estadual e Federal.